Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 12 > IFPB participa do lançamento do Paraíba de Oportunidades

IFPB participa do lançamento do Paraíba de Oportunidades

Ferramenta tecnológica desenvolvida pelo IFPB e parceiros são apresentados no Salão de Artesanato da Paraíba
por Gustavo Rodrigues publicado: 21/12/2018 15h58 última modificação: 21/12/2018 15h58

Na última terça-feira (18), o software Paraíba de Oportunidades, desenvolvido pelo IFPB e parceiros, foi lançado pelo Governador Ricardo Coutinho na abertura da 29ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Para o governador, a ferramenta tecnológica é uma ferramenta importante para que o Governo da Paraíba conheça as diretrizes e dados necessários para subsidiar as próximas gestões.

De acordo com o professor Francisco Dantas , diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB (PRPIPG), o Paraíba de Oportunidades é uma ferramenta  tecnológica – um software –que possibilita aos investidores identificar oportunidades de investimentos em regiões geográficas da Paraíba e que permite visualizar geograficamente onde estão localizados os arranjos produtivos locais envolvidos  com a área tecnológica escolhida e suas linhas de pesquisa. Com essa ferramenta, também é possível identificar as políticas públicas que podem favorecer os investimentos na produção envolvida com a área tecnológica.

A ferramenta foi desenvolvida pela (PRPIPG), através de seu Núcleo de Soluções de TI, em parceria com a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) e contou com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).

O Paraíba de Oportunidades já é uma ação que resultou dos objetivos da Rede Plades (Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba). O Plades visa a contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Paraíba, potencializando a atuação das IES, sendo o IFPB um de seus protagonistas.