Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Feira de Economia Criativa movimenta a capital nesta semana

Feira de Economia Criativa movimenta a capital nesta semana

IFPB é parceiro na organização do evento que acontece nos dias 19 a 25 de novembro
por Patrícia Nogueira publicado: 16/11/2018 15h44 última modificação: 19/11/2018 09h46

O IFPB participa nos dias 19 a 25 de novembro, na Estação Ciência, da Feira Internacional de Economia Criativa. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Sebrae Nacional, com o aval da Unesco, e o Instituto é um dos parceiros na realização.

Com o objetivo de abrir novos mercados e posicionar a cidade como um polo de escoamento da produção criativa da Paraíba e do Nordeste, o evento reunirá temas da Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema num único lugar.

A Feira de Economia Criativa compreende a realização simultânea de outros eventos: Salão Internacional do Artesanato e da Arte Popular; Salão do Design da Paraíba; Salão da Música; Salão internacional do Cinema e do audiovisual de João Pessoa; Salão da Gastronomia e Festival Internacional de Arte Urbana. No local acontecerão oficinas, workshops, shows musicais, mesas redondas, exibição de filmes nacionais e estrangeiros.

Confira a programação no site do evento.

A representante do IFPB do grupo gestor do programa cidade criativa da UNESCO, Fátima Souto, pontua que a primeira fatima souto.jpgFeira de Economia Criativa irá consolidar a cidade como uma referência no Brasil, em arte popular e artesanato, além de estimular o intercâmbio com cidades reconhecidas pela inovação, sustentabilidade e pelo incentivo à cultura em todo mundo. “Quando falamos em termos de uma economia criativa, a discussão irá, inevitavelmente, focar nas condições que estimulam o trabalho criativo. Afinal, uma economia criativa representa trabalho criativo. Trabalho criativo requer trabalhadores criativos. Criatividade é sua força norteadora. O IFPB se destaca no Estado por ter os cursos de Design gráfico e de interiores, referência na formação de profissionais criativos”, avalia.

Os estudantes de Design Gráfico e de Interiores do IFPB tiveram trabalhos selecionados para o Salão do Design da Paraíba. O evento irá premiar os 16 melhores trabalhos com o selo do salão, troféu e menção honrosa. O júri será composto por profissionais da área.

O Coordenador e docente do Curso de Design Gráfico do IFPB, Daniel Lourenço, ressalta a importância do evento para a cidade: “Um evento como a Feira Internacional de Economia Criativa apresenta uma relevância importante para o estado da Paraíba. Ser uma das cidades criativas da Unesco é um marco para a cidade de João Pessoa”, comentou.  Daniel ressalta que para os alunos é uma oportunidade de expor suas produções para todo o mundo e mostrar a capacidade da Paraíba, ultrapassando as barreiras do ambiente escolar.

Prof Raphaela - design interiores ifpb.jpgA professora Raphaela Moreira, do curso de Design de Interiores, afirma que o evento contribui para a valorização e divulgação dos cursos de design através da exposição da produção acadêmica, principalmente relacionada às atividades das disciplinas de projeto de interiores e trabalhos de conclusão do curso. “O evento é de suma importância, é uma oportunidade para os futuros profissionais apresentarem seus potenciais ao público em geral”, completou a professora.

Para as estudantes Simone Pedrosa e Zaíra Moreira, do curso de design de interiores do IFPB participar do Salão de Design da Paraíba é um grande reconhecimento. “Nos deixa orgulhosas e nos impulsiona a sempre procurar fazer o melhor, inovando, ousando e buscando equilibrar a funcionalidade que todo projeto de design de interiores deve ter com a criatividade e conceituação”, afirmam as alunas.

I Simpósio de Agricultura Familiar - O IFPB realizará durante a Feira mais dois eventos paralelos: I Simpósio de Agricultura Familiar e a Feira de Agricultura Familiar, ambos por meio do Polo de Inovação e da Fundação de Apoio (Funetec). A promoção do Simpósio faz parte das ações de uma das sete metas do Projeto de Agricultura Familiar, executado pelo IFPB e Fundação de Apoio (Funetec) em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). Confira a programação.

Na ocasião estarão reunidos agricultores familiares, técnicos, academia e governos debatendo sobre inovações e demandas da agricultura familiar e disseminando experiências exitosas. O objetivo do evento é promover a desburocratização da comercialização da agricultura familiar no intuito de flexibilizar o acesso a novos mercados e políticas públicas de comercialização. Na oportunidade, agricultores paraibanos trocarão experiências e debaterão com agricultores da Espanha, França e México.

A Feira Internacional de Economia Criativa é parte das atividades do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco. A capital foi reconhecida pela Unesco como cidade criativa, em novembro do ano passado, sendo a única cidade do Brasil a deter este título da Unesco, em razão da riqueza do artesanato e da cultura popular.