Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Estudantes do IFPB participam de Prêmio Salão do Design da Paraíba

Estudantes do IFPB participam de Prêmio Salão do Design da Paraíba

Evento integra a Feira Internacional de Economia Criativa.
por Patrícia Nogueira publicado: 09/11/2018 16h46 última modificação: 09/11/2018 21h07

Estudantes do curso de Design Gráfico e Design de Interiores do IFPB tiveram trabalhos inscritos para o Salão do Design da Paraíba. O evento faz parte da programação da Feira Internacional de Economia Criativa, a ser realizada nos dias 19 a 25 de novembro na Estação Ciência pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, Sebrae, com o aval da Unesco e com o IFPB como uma das instituições parceiras.

O Salão do Design vai apresentar o melhor do Design da Paraíba em 4 categorias: Produto, Gráfico, Moda e Interiores. Estudantes e Profissionais selecionados por um júri de elevada competência irão expor seus projetos e concorrer ao prêmio de Design da Paraíba 2018.  O evento irá premiar os 16 melhores trabalhos com o selo do salão, troféu e menção honrosa.

Confira a lista de trabalhos classificados na primeira etapa

Na categoria Produto/Estudante, o IFPB teve um trabalho aprovado, o “Puff Sole”. Na categoria Gráfico/Estudante, foram dois aprovados “Um novo olhar sobre as leis de Embalagens” e “Presente - Um olhar para o futuro”. Na categoria Interiores/Estudantes foram mais dois trabalhos “Projeto de uma Escola de Culinária Fermento Cursos” e “Anteprojeto de Design de Interiores para uma suíte com closet”.

O Coordenador e docente do Curso de Design Gráfico do IFPB, Daniel Lourenço, ressalta a importância do evento para a cidade: “Um evento como a Feira Internacional de Economia Criativa apresenta uma relevância importante para o estado da Paraíba. Ser uma das cidades criativas da Unesco é um marco para a cidade de João Pessoa”, comentou.  Daniel ressalta que para os alunos é uma oportunidade de expor suas produções para todo o mundo e mostrar a capacidade da Paraíba:  “A grande relevância é poder evidenciar que o design é uma área consistente dentro do mercado paraibano e brasileiro. Em termos acadêmicos, qualquer experiência em produzir um projeto que ultrapasse as barreiras do ambiente escolar e que possa ser visto por muitas pessoas, já se apresenta como um ganho muito grande para o discente”, comemorou o docente.

Joyce, Raissa e Leonardo do curso de design de interiores.jpgUma das estudantes que teve trabalho aprovado no Salão de Design é Joyce Carvalho. Seu trabalho foi aprovado na categoria “Interiores”. Ela juntamente com Leonardo Abreu e Rhayssa Vitorino, todos do 4º período do curso de design de interiores, irão apresentar o trabalho intitulado “Anteprojeto de Design de Interiores para uma Suíte com Closet”, que teve como base para a construção do conceito, a obra de Vincent Van Gogh “A Noite Estrelada”. “O quadro, além de ser clássico, possui elementos gráficos e simbólicos que representavam o perfil e os desejos dos clientes, por isso utilizamos como inspiração para a construção do conceito”, comentaram os estudantes.

Para Joyce Carvalho, o evento é promissor e as expectativas são as melhores: “Fomos incentivadas por nossas professoras para realizar a inscrição. Além disso, sabemos que a exposição de um dos nossos trabalhos em um evento como o Salão ajudará na carreira profissional". Leonardo e Rhayssa complementam que  "é uma forma de ganharmos visibilidade diante do mercado de trabalho, como também conhecer outros estudantes e profissionais da área”.

Durante a Feira Internacional de Economia Criativa, o IFPB participará do Salão de Design, do Salão de Gastronomia e realizará mais dois outros eventos paralelos: I Simpósio de Agricultura Familiar e a Feira de Agricultura Familiar, ambos por meio do Polo de Inovação e da Fundação de Apoio (Funetec).