Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Equipes do IFPB participam do ROBÓTICA 2018

Equipes do IFPB participam do ROBÓTICA 2018

Além de participar de competições, estudantes e professores expõem atividades desenvolvidas na área
por publicado: 09/11/2018 10h15 última modificação: 09/11/2018 10h19

O IFPB é uma das instituições co-organizadoras do ROBÓTICA 2018, evento nacional e Latino-Americano que acontece até o dia 10 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa.

O ROBÓTICA acontece paralelamente à Expotec 2018 e engloba os seguintes sub-eventos: 1. Finais da XII OBR – Décima Segunda Olimpíada Brasileira de Robótica; 2. XVI CBR -Décima sexta Competição Brasileira de Robótica); 3. VIII MNR – Oitava Mostra Nacional de Robótica; 4. IX WRE - Nono Workshop de Robótica na Educação; 5. XV LARS – Décimo Quinto Latin America Robotics Symposium (Simpósio Latino Americano de Robótica); XVII LARC – Décimo Sétimo Latin American Robotics Competition (Competição Latino-Americana de Robótica).

Segundo Ramon Medeiros, professor do Campus João Pessoa e coordenador local do CBR, além da organização, o IFPB participa do ROBÓTICA com equipes nas competições, com apresentações de projetos desenvolvidos na área, assim como na logística do evento, com cerca de 40 alunos voluntários. “O ROBÓTICA 2018 já está superando as expectativas. Este ano, são mais de 1.500 participantes de diversas nacionalidades latino-americanas e faixas etárias e níveis de conhecimento diferentes. Podemos considera-lo como o maior evento educacional da área na América Latina”, frisa.

O Lab IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), do Campus João Pessoa, foi um dos projetos apresentados durante o evento. O objetivo, segundo o aluno Lucas Cândido, é “levar os projetos desenvolvidos na universidade para o público em geral, apresentando soluções inovadoras para problemas de uma determinada comunidade”. As atividades desenvolvidas pelo grupo renderam o primeiro lugar do concurso de Casos de Sucesso da Reunião Regional de Ramos (RRR) da América Latina, que é o evento mais importante da região 9 do IEEE.

Outro destaque apresentado no ROBÓTICA são as atividades do WiE (Women in Engineering) – grupo de afinidade dedicado à mulheres engenheiras e cientistas de todo o mundo. Este ano, o grupo do IFPB ficou em segundo lugar no concurso mundial Teacher In Service Program (TISP) 2018, que visa estimular o interesse dos jovens em escolher a engenharia como carreira profissional, por meio de dinâmicas em grupo e aplicação de conhecimentos adquiridos em sala de aula. A equipe participou do programa com a atividade TISP Solidário, desenvolvida no Dia das Mães com alunos no curso de Edificações do IFPB e de Engenharia Civil da UFPB.

Nas competições de robótica, os alunos de Engenharia Elétrica do IFPB participam do LARC com o ROBOTINO – um robô industrial com funções didáticas que auxilia na organização de materiais. Para o aluno Júlio Coelho, um dos integrantes da equipe de Robótica, mais que uma competição, o evento é um espaço para interação e troca de conhecimentos entre estudantes de diversos países. “Temos aqui equipes de países da América Latina e de universidades e Institutos Federais brasileiros que se solidarizam uns com os outros e compartilham ideias diversas, estimulando o trabalho em equipe e dissipando qualquer clima hostil de competição”.

Verônica Rufino