Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Aberta nova jornada do Programa Reitoria Itinerante

Aberta nova jornada do Programa Reitoria Itinerante

A rota iniciou no campus Itaporanga e ainda vai para os campi Princesa Isabel e Monteiro
por publicado: 06/11/2018 14h45 última modificação: 07/11/2018 11h25

A equipe gestora do Programa Reitoria Itinerante, capitaneada pelo reitor Nicácio Lopes, empreende viagem ao interior do estado para cumprir jornada de trabalho nas regiões do Sertão, do Vale do Piancó e do Cariri paraibano. Ao todo serão percorridos 811 km em aproximadamente 10 horas de viagem.
A jornada foi aberta nessa terça, dia 06 de novembro, no Campus Itaporanga. O reitor Nicácio Lopes e seus auxiliares realizam reuniões de trabalho com a comunidade acadêmica, começando com visita aos setores já instalados no novo campus, culminando com as reuniões de interação entre a equipe gestora e os segmentos discente, docente e técnico-administrativo.
Reitoria Itinerante IFPB audiências.jpeg “Impressionante como os estudantes e os servidores do Campus Itaporanga interagem conosco de forma franca e aberta”, afirmou o reitor Nicácio ao elogiar a comunicação dos estudantes que durante toda a reunião são proativos, esclarecendo suas dúvidas relativas aos direitos e deveres de forma espontânea.
É o caso da aluna Lívia do Curso Superior de Edificações que elogiou o nível dos debates do Programa Reitoria Itinerante. “O que achei mais importante neste encontro foi o debate sobre a ampliação dos projetos de extensão e pesquisa no Campus Itaporanga”, destacou a estudante acrescentando que tal decisão vai favorecer o potencial de inovação naquela unidade de ensino do IFPB.
A presença da equipe gestora do IFPB nas diversas unidades de ensino, dialogando com a comunidade acadêmica, resolvendo problemas e aperfeiçoando os mecanismos de gestão tem sido a principal tônica do programa carro-chefe da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba.
Paulo Targino, servidor técnico-administrativo, acrescenta que a Reitoria Itinerante cumpre múltiplas funções de interesse coletivo com destaque para as resolutividades e outras que são demandadas pelo reitor Nicácio como ações a serem solucionadas em curto e médio prazos.

O diretor geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias, agradeceu a presença de todos da equipe e a participação ativa dos três segmentos da instituição bem como a abertura ao diálogo franco com a Reitoria. Ele destacou pontos relevantes como a reivindicação de um novo bloco para o prédio da sede, que já está sendo ocupada pela comunidade acadêmica, e a contratação de mais servidores.

A professora Daiane tem nas reuniões do Programa Reitoria Itinerante uma oportunidade singular para os campi que ficam distante da capital e da sede da Reitoria. “Muitas vezes, as informações não fluem normalmente e com essas reuniões nós podemos buscar e esclarecer sobre as últimas decisões tomadas em favor do IFPB e da educação em geral”, ressalta a docente de sociologia.
“Queremos seguir em frente com muito amor, compromisso, responsabilidade e o simples desejo de servir a sociedade paraibana”, afirmou o reitor Nicácio, em Itaporanga ao falar sobre seu segundo mandato. Esta é a primeira viagem aos campi depois de ser reconduzido ao cargo de reitor pelo voto direto da comunidade acadêmica em que obteve quase 70% dos votos válidos.
Nesta quarta-feira, dia 7, a rodada de diálogo acontece com os servidores (técnicos e professores) e estudantes do Campus Princesa Isabel. Na quinta-feira (08), será a vez da comunidade acadêmica do Campus Monteiro, fechando a rota do Programa Reitoria Itinerante.
De acordo com o assessor especial da reitoria Almiro de Sá Ferreira, os temas agendados para as audiências nos campi são apontados pela própria comunidade sob articulação da equipe gestora local. As discussões estão focadas nas necessidades específicas de cada campus. “Ao todo mais de 15 temas farão parte de toda a agenda interativa entre a equipe gestora e os membros da comunidade acadêmica”, complementou Almiro. O evento termina com a sistematização das novas demandas apontadas em cada encontro. O trabalho é feito pelas equipes gestoras local e da Reitoria.

Confira mais fotos e vídeos nas mídias sociais do IFPB Oficial no Facebook e Instagram.

Reiti Itaporanga.jpeg

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB