Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > PRPIPG faz capacitação sobre gestão de riscos

Noticia

PRPIPG faz capacitação sobre gestão de riscos

Diretoria de Planejamento Institucional conduziu o treinamento
por publicado: 04/10/2018 15h35 última modificação: 04/10/2018 15h35

A Diretoria de Planejamento Institucional do IFPB realizou capacitação de gestão de riscos com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação. Participaram do treinamento a Pró-Reitora Silvana Luciene Costa; o Diretor de Pós-Graduação, Alex Sandro da Cunha Rego, a coordenadora de Pesquisa, Márcia Alves, o diretor da Editora IFPB, Danilo Régis, e o Coordenador de Propriedade Intelectual, André Fellipe Cavalcante.

O encontro foi realizado nessa quarta e quinta-feira na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF) do IFPB. As informações sobre a gestão de riscos dos macroprocessos do IFPB constantes do Sistema de Gestão Estratégica do IFPB foram apresentadas pela Diretora de Planejamento, Elaine Brito, e o servidor da PRAF, Victor Hutton.

Com a mesma dinâmica das outras capacitações, a Diretora Elaine Brito, fez uma apresentação sobre a gestão de riscos, seus conceitos e a sua importância para o IFPB. Na sequência, foi realizada uma leitura conjunta dos principais normativos referentes à temática, com ênfase na Instrução Normativa 01/2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

Além disso, foi realizada a leitura da Governança, Risco e Compliance (GRC) institucional, disponibilizada no SGE-IFPB. O SGE pode ser acessado em https://planejamento.ifpb.edu.br

A equipe gestora da PRPIPG participará de um brainstorming para mapear os riscos da área, nessa sexta-feira. Eles serão instruídos a realizar e incluir o Gerenciamento da Rotina Diária (GRD) no SGE-IFPB. Ao final da capacitação, para dar validação à implantação da Gestão de Riscos no IFPB, os participantes assinam os Termos de Solicitação de Implantação de Gestão de Riscos, de Ciência e Declaração Formal de Apoio à Política de Governança Institucional e Gestão de Riscos do Instituto Federal da Paraíba e de Ciência do Acervo de Referência para Gerenciamento da Rotina Diária (GRD).

DGCom do IFPB