Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > Polo de Inovação João Pessoa se reúne com o Reitor do IFPB

Noticia

Polo de Inovação João Pessoa se reúne com o Reitor do IFPB

Reunião teve por objetivo apresentar ações do polo e padronizar rotinas de trabalho
por Patrícia Nogueira publicado: 23/10/2018 17h06 última modificação: 25/10/2018 11h54

O Reitor Nicácio Lopes se reuniu na tarde desta terça-feira (23) com a Diretora do Polo de Inovação do IFPB, Damires Fernandes, e gestores ligados a área. O objetivo foi fazer uma apresentação das ações vigentes do polo e traçar rotinas de trabalho, aproximar os setores afins e padronizar procedimentos.

Para o Reitor Nicácio Lopes a inovação é uma área estratégica dentro da nossa instituição:  “A criação do polo é um produto fruto de todo um trabalho histórico desenvolvido pelo IFPB. Estamos vivendo um momento único. O polo Embrapii foi um embrião, uma importante ação, que abriu espaço para que tivéssemos um polo de inovação”, destacou o Reitor. Nicácio explicou que o polo de inovação do IFPB abrange todas as políticas públicas relacionadas à inovação no IFPB, inclusive as ações ligadas à Embrapii.

A Diretora Geral do Polo, Damires Fernandes, explanou sobre as atribuições, histórico de criação, área de competência, organograma, linhas de atuação, laboratórios e projetos em andamento do polo. Há oito projetos junto à Embrapii em execução. Três outros já foram concluídos e há mais um projeto na área de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PDI) e Extensão Tecnológica (ET) em andamento. A Diretora citou também o Projeto de Agricultura Familiar em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura e Desenvolvimento (SEAD), vinculada ao Governo Federal, cujas metas já estão em andamento. “São seis metas associadas à agricultura familiar e uma meta que visa a implantação de um núcleo de referência em agricultura familiar no campus Sousa. Então isso tudo está trazendo um grande benefício não só para o Instituto, como para a sociedade”, comemorou Damires.

O polo de inovação foi criado em 2018 a partir de portaria emitida pela Setec/MEC, passando a fazer parte do organograma do IFPB. Anteriormente, em 2017, o IFPB já tinha sido credenciado como polo Embrapii, passando a receber projetos em parceria com empresas da área de inovação. A unidade está funcionando de forma provisória nas instalações do laboratório Assert no Campus João Pessoa.

A reunião contou com a participação Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, Diretor de Inovação Maxwell Amaral, representantes da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Assessoria Especial, Diretoria de Tecnologia da Comunicação e Diretoria de Comunicação e Marketing. Ao final do encontro foram agendadas reuniões setoriais com os participantes para dar celeridade ao atendimento das necessidades do polo.