Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 10 > Instituto Federal da Paraíba participa de missão técnica na Guatemala

Instituto Federal da Paraíba participa de missão técnica na Guatemala

IFPB pretende executar projeto de cooperação técnica na área de processos de produção de açúcar e álcool
por publicado: 09/10/2018 10h52 última modificação: 09/10/2018 11h00

O Instituto Federal da Paraíba vai colaborar com a Guatemala na formação profissional na área sucroalcooleira. É o que ficou acertado durante a IV Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Guatemala, realizada no período de 1 a 4 de outubro.

O IFPB foi uma das seis instituições brasileiras a participar da reunião ocorrida na cidade de Guatemala, que teve como objetivo elaborar novos projetos que comporão a pauta do programa bilateral - cooperação técnica em matéria de produção de açúcar e etanol.

Segundo o professor Luzidelson Ribeiro, do Campus Santa Rita, que representou o IFPB, foi elaborado junto à instituição demandante guatemalteca, o INTECAP- Instituto Técnico de Treinamento e Produtividade, um projeto que deve ser executado em dois anos.

O projeto “Implementação de boas práticas de qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho nos processos de fabricação de açúcar e álcool a partir da cana de açúcar” prevê a capacitação de instrutores da INTECAP que atuarão como multiplicadores junto a alunos de cursos técnicos e funcionários de empresas.foto 2.jpg

“Será uma troca de conhecimentos e experiências entre os dois países, pretendemos com isso elevar as práticas para as indústrias nas áreas de processos, meio ambiente e segurança do trabalho e influenciar na produtividade das empresas e no impacto ambiental e social” afirmou o professor Luzidelson.

Segundo o diretor da INTECAP, Sérgio Rolando Calito “O projeto foi muito bem elaborado, e as expectativas para a execução são as melhores, uma vez que teremos a cooperação dos técnicos brasileiros, que possuem experiência e conhecimento na área”.

Estão previstas visitas à Guatemala para conhecer junto com as indústrias de açúcar e álcool as necessidades locais e a capacitação do corpo técnico da INTECAP.  Técnicos da Guatemala também visitarão indústrias do Brasil para conhecer nossas tecnologias, bem como a estrutura e metodologias de ensino, pesquisa e a extensão utilizadas no IFPB.

A visita do professor Luzidelson a Guatemala foi custeada pela Agência Brasileira de Cooperação- ABC.

DGCOM do IFPB