Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > História de Mulheres: Evento faz parte das festividades dos 109 anos do IFPB

História de Mulheres: Evento faz parte das festividades dos 109 anos do IFPB

Palestras com a temática sobre a mulher na educação foram realizadas na manhã desta quinta-feira (27)
por Patrícia Nogueira publicado: 27/09/2018 11h58 última modificação: 28/09/2018 15h21

A comissão organizadora das comemorações dos 109 anos do IFPB realizou na manhã desta quinta-feira (27), no auditório do Campus João Pessoa, o evento História de Mulheres. Na ocasião foram feitas exposições de trabalhos acadêmicos que tratam da temática.

Foram apresentados os seguintes trabalhos:

A Liderança Feminina no IFPB Campus João Pessoa: Os desafios do batom, por Maria José Aires de Andrade;

Luzia Simões Bartollini (1911-1978): fazendo historia na Paraíba, por Márcia Cristiane Ferreira Mendes;

Olívia do Valle Velloso: professora adjunta da cadeira de desenho de 1921 a 1956 da Escola de Aprendizes Artífices da Paraíba, por Ricardo Grisi Veloso;

O discursos de mulheres na imprensa paraibana: Analice Caldas de Barros, por Shirley Targino da Silva;

Maria Tércia Bonavides Lins: uma educadora para o seu tempo, por Regina Rodrigues Botto Targino.

O Reitor Nicácio Lopes e o Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, juntamente com o organizador do evento, Luciano Candeia, deram as boas vindas aos participantes. A plateia era composta por servidores e estudantes dos campi João Pessoa e Santa Rita. O grupo de sax do IFPB fez uma apresentação musical no inicio do evento.

O Reitor Nicácio Lopes destacou: “Todos os anos optamos por uma temática. Esse ano é a mulher. Destacamos as primeiras mulheres que ingressaram como discentes. Sabemos da história de lutas e superação e enfrentamento ao preconceito. O evento de hoje denota a história de superação de mulheres que tem o vínculo com o IFPB se destacando em cenários adversos. São belas histórias de mulheres inspiradoras das novas gerações”. Nicácio lembrou ainda que o IFPB está dedicando esses dias para comemorar o aniversário de uma instituição que promove uma educação emancipatória e libertadora.

Para a pedagoga aposentada do IFPB, Maria José Aires, nesse momento de comemoração de 109 anos do IFPB, a temática da mulher se faz relevante no sentido de buscar o reconhecimento e a valorização feminina. “Sabemos que a instituição é androcêntrica. Vivenciamos a pluralidade, mas a predominância de atuação gerencial ainda é masculina. A mulher não ocupa cargos de decisão na mesma proporção dos homens. Louvo a iniciativa de abordar esse tema no evento porque é um tema que deve ser mais explorado. O IFPB não seria o mesmo senão tivesse a presença feminina”, enfatizou a pedagoga.

Na tarde desta sexta-feira (28), as comemorações continuam com a solenidade dos 109 anos do IFPB no auditório da casa rosada.