Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > Equipes do IFPB são medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia

Equipes do IFPB são medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia

Estudantes do campus Catolé do Rocha vão para a prova final. Campus Cabedelo e Campina também tiveram bom desempenho em olimpíadas do conhecimento
por Ana Carolina Abiahy publicado: 19/09/2018 14h22 última modificação: 20/09/2018 10h05

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) já tem medalhistas na IV Olimpíada GeoBrasil 2018. A competição reúne a IV Olimpíada Brasileira de Geografia e a II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e envolveu estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico da instituição.

O IFPB conquistou medalhas de ouro na classificação estadual com três equipes. As equipes “Carcará” e “Candangos”, do campus Catolé do Rocha, e “Os Aliados”, de Cabedelo, conquistaram a medalha entre as escolas públicas.

A classificação para a etapa final, que ocorrerá de 19 a 21 de outubro, em Brasília, foi conquistada pela equipe “Candangos”, do Campus Catolé, que teve a maior pontuação. Os estudantes do IFPB que vão para a competição final são Warly Maia, Deborah Kamilly e Raquel Dantas, todos do 2º ano do curso técnico de Edificações.

O responsável pela orientação das equipes do campus Catolé do Rocha foi o professor João Ximenes. O docente destacou que foi uma preparação de dois meses com os estudantes. “Foi muito material de leitura, encontros, conversamos muito por redes sociais também. Foram feitos estudos programáticos. Uma vez por semana eu passava uma lista de exercícios e eles tinham que trazer os resultados e as dúvidas”, comentou o professor Ximenes, elogiando a dedicação dos jovens.

Nas fases 1, 2 e 3 da competição, com provas online, o IFPB conquistou três medalhas de prata na classificação estadual, com duas equipes do campus Campina Grande e uma de Cabedelo. A medalha de bronze foi conquistada por outras três equipes de Campina. Cada equipe é formada por três estudantes com coordenação de um professor orientador.

Para o estudante Warly Maia: "É uma honra poder representar o IFPB e a Paraíba nacionalmente na Olimpíada Brasileira de Geografia e poder compartilhar experiências com outros alunos de todo o país". Na Paraíba, foram inscritas 426 equipes, no total. Além dos estudantes do IFPB de Catolé do Rocha, a Paraíba será representada pela escola privada Motiva. Todos vão fazer a prova na Universidade de Brasília (UNB).

Na fase online, as duas Olimpíadas ocorrem simultaneamente com a aplicação da mesma prova para as equipes. Na etapa presencial, as equipes farão o desafio de cada Olimpíada em separado, gerando uma premiação sobre Geografia e outra sobre Ciências da Terra.

Os medalhistas da fase nacional da IV OGB 2018 poderão compor a Seleção Brasileira que participará da16ª International Geography Olympiad 2019 (iGEO 2019) que ocorrerá em Hong Kong, na China. A seleção dos participantes da fase internacional dependerá da fluência na língua inglesa.

O IFPB vem se destacando em Olimpíadas nacionais do conhecimento. Em agosto, o Campus Cabedelo conquistou medalha de bronze na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Seis equipes do Campus participaram da olimpíada, reunindo um total de 18 discentes. A equipe finalista foi composta por três discentes do ensino técnico integrado. O Campus Campina também obteve destaque e ficou com o primeiro lugar na Paraíba. Das 10 equipes paraibanas classificadas para a final, seis eram do Campus Campina e uma do Campus Cabedelo. A região nordeste levou 59 medalhas na olimpíada.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

(editado por Patrícia Nogueira em 20.09)