Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 09 > Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFPB ganha nova versão

Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFPB ganha nova versão

DEAD explica mudanças para usuários. Dados do Suap passam a ser usados
por publicado: 13/09/2018 16h09 última modificação: 14/09/2018 17h09

A Diretoria de Educação a Distância do IFPB disponibilizou uma nova versão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os cursos de EAD. Com a mudança, o AVA passou a utilizar as mesmas senhas e identificação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Essa nova versão já está sendo utilizada pelo Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Segundo a Diretoria, a partir do dia 18 de setembro, professores e estudantes do curso de Licenciatura em Letras também vão começar a utilizar a plataforma nova. Os próximos cursos que serão migrados são o Bacharelado em Administração Pública e a Licenciatura em Computação em Informática, ainda no semestre letivo de 2018.2.

Para acessar o Moodle, os usuários deverão utilizar o mesmo login e senha que utilizam para acessar o SUAP. Assim, os usuários (alunos, professores e gestores) não precisarão memorizar senhas diferentes para cada sistema.

Visando facilitar o acesso do usuário ao ambiente do curso, haverá uma janela de orientações antes da tela de login; basta seguir as orientações e realizar o acesso conforme as orientações apresentadas. O objetivo da Diretoria de Educação a Distância é que os usuários de todos os cursos utilizem as credenciais do SUAP em, no máximo, um ano.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos na modalidade a distância pode ser acessado por meio do endereço ava.ifpb.edu.br. Já o SUAP pode ser acessado em suap.ifpb.edu.br.

Suap

Para estudantes que nunca acessaram o SUAP, será necessário acessar https://suap.ifpb.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/ Informe os seus dados para receber um link e cadastrar a senha de acesso. O usuário é a sua matrícula; Você receberá um e-mail com um link de cadastro da senha de acesso ao SUAP; Caso apareça alguma mensagem informando que o seu e-mail não está cadastrado, procure o Controle Acadêmico do campus e solicite a inclusão do seu e-mail no cadastro. Em seguida, repita a partir do passo 1.

No caso de servidores, as orientações são acessar https://suap.ifpb.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/ informar os  dados para receber um link e cadastrar a senha de acesso. O usuário é a matrícula SIAPE; Você receberá um e-mail com um link de cadastro da senha de acesso ao SUAP; Caso apareça alguma mensagem informando que o seu e-mail não está cadastrado, procure o setor de Gestão de Pessoas do campus ou da reitoria e solicite a inclusão/atualização do seu e-mail pessoal no cadastro de e-mail alternativo. Após esse cadastro, realize o procedimento novamente.

Alteração ou recuperação de senha

Para recuperar ou alterar a senha do SUAP, o usuário deverá seguir as orientações contidas nos links “Esqueceu a senha?” ou “Deseja alterar sua senha?”, respectivamente, em suap.ifpb.edu.br. Ou por meio do link “Esqueceu o seu usuário ou senha?” em ava.ifpb.edu.br.

DGCOM