Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 08 > Empossada nova pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Empossada nova pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Silvana Costa assume a pasta no lugar de Francilda Araújo
por publicado: 03/09/2018 11h41 última modificação: 03/09/2018 17h19

O IFPB realizou nesta segunda-feira (03), no auditório da Reitoria, a solenidade de posse da nova pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.  A professora Silvana Costa, ex-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, assume a pasta no lugar da professora Francilda Araújo.

Segundo Francilda, gratidão é a palavra que resume o momento. “Fui e sou muito agraciada aqui no Instituto. Queria agradecer a todos: a Silvana, que aceitou essa missão; aos servidores, diretores, coordenadores de Pesquisa dos campi, pesquisadores, colaboradores voluntários, terceirizados e bolsistas que tão bem me trataram ao longo dessa jornada; e, claro, ao reitor Nicácio Lopes, que confiou essa pasta e esteve ao meu lado em todos os momentos”. Para a professora, o período em que passou a frente da PRPIPG foi “a experiência mais intensa” em sua vida profissional. “Sempre olharei para a Pró-Reitoria com um olhar de mãe, pois ela é muito valiosa para mim”, finalizou.

Durante a solenidade, o reitor Nicácio Lopes agradeceu o empenho de Francilda Araújo, destacando as conquistas da PRPIPG durante os quatro anos de sua gestão. “A saída da professora Francilda foi de ordem pessoal para a realização de um projeto de vida. Considerando e reconhecendo o seu trabalho à frente da Pró-Reitoria, nós solicitamos a indicação de uma pessoa que tivesse um perfil análogo ao seu e ela nos indicou a professora Silvana Costa, que é bastante respeitada pela sua trajetória edificante e reúne todos os requisitos para dar continuidade a esse trabalho maravilhoso. Durante os quatro anos como pró-reitora, o IFPB teve inúmeras conquistas nas áreas de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação: implantamos dois mestrados profissionais (ProfEPT e ProfNIT) e temos mais dois em fase de implantação; tivemos um crescimento robusto na Editora IFPB, com a publicação de livros e periódicos, além da Revista Principia; somos hoje o primeiro no ranking de patentes da Rede Profissional. Então só temos que agradecer à Francilda e desejar boas vindas à professora Silvana”.

“O zelo e a dedicação da professora Francilda à PRPIPG me contagiou e me fez aceitar dar continuidade a essa missão”, afirmou a nova pró-reitora. Em seu discurso, Silvana Costa agradeceu ao reitor Nicácio e à professora a confiança nela depositada. “Muito me honra ser escolhida para dar continuidade ao legado construído por ela. Para mim, será um grande desafio, mas tenho a certeza de que o IFPB terá de mim o meu melhor”, acrescentou.

A pró-reitora Silvana Costa é graduada e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e doutora pela Universidade Federal de Campina Grande, na área de Processamento da Informação. Professora do IFPB nos cursos superiores de Sistemas de Telecomunicações e Engenharia Elétrica e no Mestrado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, atua principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais de voz, terapia de voz, técnicas de supressão de ruídos, discriminação de vozes patológicas. Silvana é membro do grupo de pesquisa GTEMA (na área de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicados) e foi membro do Conselho de Pesquisa e Extensão do Instituto no período 2015-2017.

DGCom