Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 07 > Avaliação institucional é tema de reunião entre institutos

Avaliação institucional é tema de reunião entre institutos

Professores e gestores do IFPB e IFPE trocam experiências e traçam estratégias de colaboração para o desenvolvimento de metodologias e sistema informatizado
por Gustavo Rodrigues publicado: 05/07/2018 17h19 última modificação: 05/07/2018 17h19

A Comissão Própria de Avaliação do IFPB (CPA) promoveu reunião nesta quinta-feira, 5 de julho, com representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para analisar os processos de avaliação das duas instituições e traçar estratégias de colaboração no desenvolvimento de metodologias e de um software que possa ser utilizado por ambos.

De acordo com Francisco Fernandes de Araújo Neto, presidente da CPA do IFPB, a partir desta reunião serão dados os primeiros passos para a construção desse sistema, como unificar linguagens, e formar um processo colaborativo no desenvolvimento de um sistema para avaliação institucional das duas instituições, com foco na gestão dos diagnósticos das avaliações interna e externa.

Reuniao CPA 01.JPGPara o professor Assis Leão, Pró-Reitor de Ensino do IFPE, o que chamou mais a atenção na metodologia de avaliação institucional do IFPB foi o foco na gestão das informações dos dados, na construção dos diagnósticos da avaliação e da articulação desses diagnósticos no planejamento institucional. “Acho que a ênfase da metodologia do IFPB é muito forte nessa articulação: avaliação e planejamento. Já o IFPE é muito forte na construção da prática avaliativa em si. Essa reunião de troca de experiências agrega muito porque são pontos importantes da avaliação que precisam ser conectados”, explicou.

De acordo com o professor Carlos Patrício, diretor de Desenvolvimento de Ensino do IFPE, foi realizada uma análise da metodologia aplicada no processo de avaliação das duas instituições para unificar o melhor dessas duas metodologias. “Acho que o importante é nós trabalharmos em rede buscando fortalecer os laços entre as instituições co-irmãs. Acho que esta iniciativa só tem a engrandecer as duas instituições”, finalizou.

Participaram também da reunião de trabalho o professor Guiseppe Anthony Nascimento de Lima e o Diretor de Educação Superior do IFPB, Geisio Vieira.