Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Reunião no IFPB discute a construção de câmaras temáticas nas IES para a Rede Plades

Noticia

Reunião no IFPB discute a construção de câmaras temáticas nas IES para a Rede Plades

Cada Instituição de Educação Superior possui um representante na rede
por Patrícia Nogueira publicado: 28/06/2018 12h49 última modificação: 28/06/2018 12h49

Com o objetivo de tratar sobre a participação das Instituições de Ensino Superior  (IES) na Rede Plades (Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba), foi realizada nesta quinta-feira (28), uma reunião entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e os Coordenadores do Plades, Professor Paulo Cavalcanti e Marília Medeiros.

A reunião contou com a participação da Diretora de Pesquisa, Girlene Formiga, do representante institucional do IFPB no Plades, Francisco Petronio Alencar, da Coordenadora Marcia Alves e do professor Francisco Dantas.

A proposta do Plades visa contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Paraíba, potencializando a atuação das IES, sendo o IFPB um dos protagonistas. Durante a reunião tratou-se sobre os Arranjos Produtivos Locais (APL) e as pesquisas realizadas na instituição. A partir disso, foi apresentado o banco de talentos do IFPB, que é um banco de dados que reúne informações de todos os pesquisadores, grupos de pesquisa vinculados e objeto de estudo. A iniciativa do IFPB foi elogiada e foi feito um convite para apresentar esse projeto para as demais IES.

“Precisamos conhecer o que o IFPB pode oferecer, o que os pesquisadores fazem, quais são as prioridades”, disse Marília Medeiros. Para o professor Paulo Cavalcanti, o IFPB deu um pontapé importante nesse sentido com a participação das demais instituições na construção do Plano de Desenvolvimento Decenal (Planede). “Essa integração é importante para que não haja problemas na articulação do planejamento. As instituições devem dialogar com as demais e aumentar o nosso grau de integração”.

Discutiu-se também a metodologia de atuação das câmaras temáticas e a construção de documentos como o mapa de oportunidades e o relatório temático que mostrará a capacidade científica do IFPB em torno de determinado APL.

“O nosso trabalho no Plades vem sendo desempenhado há um ano e estamos agora na fase de construção destes documentos apresentados na reunião. Iremos nos articular junto ao ensino e à extensão para formar um grupo de trabalho, construir e publicizar junto às outras Instituições. O IFPB tem um know-how muito grande em pesquisa aplicada e agora poderemos voltar nosso olhar para os arranjos produtivos locais. Seremos protagonistas nesse processo”, afirmou o representante institucional do IFPB no Plades, Francisco Petrônio Alencar.

Para a diretora de Pesquisa, Girlene Formiga, este encontro também possibilitou articular ações de pesquisa oriundas da Chamada Interconecta IFPB - Apoio a projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Social que visem ao desenvolvimento de atividades ou setores do território paraibano, em suas dimensões social, política, econômica e cultural.