Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > IFPB é o primeiro entre os Institutos Federais no ranking de Patentes de Invenção

Entre os 50 maiores depositantes do INPI, estamos em 22º lugar com 21 patentes de invenção
por Ana Carolina publicado: 07/06/2018 17h15 última modificação: 08/06/2018 15h52

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está comemorando o excelente lugar no ranking de Patentes de Invenção. No relatório divulgado essa semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), no ranking dos 50 maiores depositantes residentes no Brasil, o IFPB está em 22º lugar, com 21 patentes de invenção.

Confira aqui o ranking do INPI. O IFPB é o primeiro entre os Institutos da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica nesse ranking, onde aparece apenas o IFCE como outro membro da Rede.

Até o presente momento, o IFPB tem 33 patentes depositadas, 30 programas de computador registrados e 5 marcas registradas. Entre os campi com maior número de patentes, estão João Pessoa, Sousa, Campina Grande e Cabedelo. Há patentes que foram desenvolvidos em colaboração entre os campi e também em parceria com outras instituições de ensino.

maxwell.jpegO Diretor de Inovação Tecnológica, da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, ressalta que a grande motivação para esse salto que o IFPB deu em três anos na área está o envolvimento crescente dos agentes de inovação nos campi. “Em um ano, mais do que dobramos, o que mostra um grande trabalho de divulgação das políticas de inovação, da importância de se registrar as patentes, os programas e as marcas”, ressaltou o professor Maxwell.

Entre as patentes depositadas, estão invenções de professores, técnicos e estudantes. Segundo o diretor da DIT, a engenharia é a área que tem maior número de patentes registradas. Na listagem do IFPB, vemos muitas invenções da área de Telecomunicações, soluções que podem auxiliar a vida de pessoas com deficiência, desinfecção da água por energia solar, e até patentes relacionadas ao saneamento básico e adestramento de animais.

O estudo “Indicadores de Propriedade Industrial 2018” expõe os indicadores de todos os serviços do INPI e, pela primeira vez, apresenta as patentes e os registros de marcas, desenhos industriais e indicações geográficas vigentes. Em 2017, o INPI recebeu 28.667 pedidos de patentes. Para as patentes de invenção, houve crescimento de 5,4% dos pedidos de residentes.

Para saber mais sobre as patentes do IFPB, acesse esse link. A DIT também atua prestando consultoria a organizações e empresas, intermediando o contato com os inventores do IFPB e o setor produtivo.

O professor Maxwell destaca que a experiência positiva do IFPB na inovação vai ser tema de palestra no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Connepi), em Pernambuco. Ele ressalta que a inovação hoje tem 12 macro ações no IFPB e que na nova gestão da Reitoria deve passar para mais de 20 macro ações, impulsando ainda mais a inventividade.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB