Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Fundações de Apoio às IES participam de encontro e compartilham experiências

Noticia

Fundações de Apoio às IES participam de encontro e compartilham experiências

Funetec organizou o evento. IFPB e outras IES da Paraíba estiveram presentes
por Patrícia Nogueira publicado: 08/06/2018 13h03 última modificação: 08/06/2018 17h58

Com o objetivo de trocar experiências e discutir formas de fortalecimento do papel das fundações diante dos desafios da educação pública, está sendo realizado o IV Encontro Norte Nordeste de Fundações de  Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica - IV ENNFAEIS. O evento, organizado pela Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec-PB), termina nesta sexta-feira (08).

De acordo com o presidente da Funetec, Anselmo Castilho, o evento está sendo finalizado com um saldo bastante positivo. “Promovemos a troca de experiências e inovamos ao trazer temas como a prospecção de recursos, reforma trabalhista, o sistema e-Social, o marco legal que regulamenta o exercício e a prática das Fundações e a uniformização das ações através da transparência. Então foram dois dias de muito debate e muito aprendizado”

O evento reuniu 26 fundações, sendo 21 do Norte e Nordeste, 3 do Sudeste, 1 do Centro-oeste e 1 do Sul. A palestra de abertura, realizada na quinta-feira (08), trouxe à tona o tema Prospecção junto às Instituições Federais de Ensino Superior. “Na palestra, procuramos mostrar como está sendo a experiência do IFPB, junto com a Funetec e a empresa Sustentec, para fazer a prospecção de recursos, papel fundamental das fundações”, comentou o professor do IFPB Matheus de Assis. O Diretor de Projetos da Funetec, Epitácio Brito, acrescentou que foi a primeira vez que esse tema foi tratado em um encontro regional e despertou o interesse dos participantes. “O público quis saber como acontece o mecanismo de prospecção e recebemos a proposta de participar do Congresso a ser realizado em Brasília em âmbito nacional este ano”, disse Epitácio.

Ainda na quinta-feira (08), no turno da noite, o reitor do IFPB Nicácio Lopes, junto com outros reitores das IES da Paraíba participaram de uma mesa de acolhimento, onde cada instituição trouxe um pouco da sua experiência na área de educação, inovação e tecnologia. Na oportunidade o reitor Nicácio lembrou que o polo da Embrapii será um grande propulsor de desenvolvimento e de inovação para o estado, sendo de suma importância a parceria com o IFPB.

Na sexta-feira (08), o presidente do Tribunal de Contas da PB, André Carlo Pontes, abriu o evento e falou sobre “O Portal da Transparência” e as ações que o TCE vem realizando para que a sociedade tenha cada vez mais acesso aos resultados alcançados pela gestão pública. Em sua fala ele destacou também como as fundações podem ser propulsoras dos resultados que as IES podem alcançar. “É uma parceria necessária para a conquista de bons resultados. A transparência nada mais é do que um instrumento que possibilita o controle e o controle é uma ferramenta que deve estar disponível para a sociedade moderna a fim de coibir corrupção e para que se possa conhecer os resultados alcançados”.

A programação do evento segue até a noite desta sexta-feira (08), culminando com uma visita ao maior São João do Mundo, em Campina Grande.

Fotos: Patrícia Nogueira e Funetec-PB