Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Estudantes de Licenciatura podem se inscrever no Programa de Residência Pedagógica

Inscrições de 11 a 15 de junho
por Patrícia Nogueira publicado: 11/06/2018 11h25 última modificação: 11/06/2018 15h25

Está aberto o processo seletivo de discentes para o programa de Residência Pedagógica. Os interessados devem estar cursando a segunda metade dos cursos de licenciatura do IFPB. As inscrições são de 11 a 15 de junho.

Acesse aqui o edital.

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. A carga horária é de 440 horas, sendo 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma 2 intervenções pedagógicas; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

As áreas contempladas no edital são: Biologia, Educação Física, Física, Matemática e Química. O valor da bolsa é de R$400,00.

São requisitos mínimos para o recebimento de bolsa de residente:

• a)      Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES na área do subprojeto;
  • b)     Ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;
  • c)      Ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período, ou 4º período para cursos com total de 7 semestres letivos.
  • d)     Declarar ter condições de dedicar 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica;
  • e)      Firmar termo de compromisso.

Para se inscrever, o estudante deve abrir processo administrativo para a coordenação do curso no setor de protocolo do campus ao qual o subprojeto está vinculado, anexando os seguintes documentos:

a)      Formulário de Inscrição (ANEXO I) devidamente preenchido e assinado;

b)     Termo de Compromisso (ANEXO II) devidamente assinado;

c)      Histórico Escolar Parcial atualizado;

d)     Cópia do Currículo na Plataforma Freire (http://freire2.capes.gov.br);

O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de junho.