Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 06 > Aberta seleção para orientadores, coordenadores, supervisores e preceptores

Aberta seleção para orientadores, coordenadores, supervisores e preceptores

Docentes do ensino básico e do IFPB vão trabalhar nos programas de Licenciatura: Residência Pedagógica e Pibid
por Ana Carolina publicado: 20/06/2018 17h51 última modificação: 21/06/2018 09h58

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu seleção para docentes da rede pública de ensino que queiram trabalhar nos programas institucionais de Residência Pedagógica e de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). É preciso ser das áreas de Licenciatura de Química, Física, Matemática, Educação Física e Biologia.

Além dos professores da educação básica das escolas credenciadas, também há vagas para docentes do IFPB dos campi Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa e Sousa que dão aulas nos cursos habilitados pelos programas. Em cada um desses cinco campi serão formados Núcleos responsáveis pelos programas Pibid e Residência Pedagógica. Além dessas cidades, os programas estimam atender escolas nos municípios de Lucena, Marizópolis, Aparecida, Lagoa Seca, São José de Piranhas, Queimadas e Bayeux. Confira no edital as escolas credenciadas.

Os professores da educação básica das escolas municipais e estaduais e os do IFPB terão oportunidade de trabalhar como preceptores ou supervisores dos estudantes de Licenciatura desses cursos do IFPB.

A bolsa mensal para atuar nos programas institucionais é de R$ 765 mensais, sob a responsabilidade da Capes/MEC. Para cada Núcleo, a estimativa é de até três bolsas a serem pagas. De acordo com a Coordenação dos Cursos de Licenciatura do IFPB, responsável pela seleção, a cota de bolsas para o IFPB ainda será definida pela Capes.

Já foi realizada seleção para os estudantes do IFPB que vão atuar nos programas. Para todos os candidatos, é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br. A plataforma será utilizada para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

Acesse aqui o edital. No edital, estão todos os critérios para participar da seleção, a documentação exigida e os anexos a serem preenchidos e entregues na seleção.

A inscrição deve ser realizada no campus do IFPB pertinente ao projeto/Núcleo da área de seleção. O período de inscrição está aberto e vai até 29 de junho. É preciso ter atenção ao horário de funcionamento do Protocolo dos campi nos dias de ponto facultativo devido aos jogos ou festividade junina. A divulgação preliminar do resultado está prevista para dia 04 de julho.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB