Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > IFPB fará parte do Programa Células Empreendedoras

IFPB fará parte do Programa Células Empreendedoras

Iniciativa da Setec/Mec envolve estudantes e servidores de seis Institutos
por Ana Carolina publicado: 05/04/2018 15h56 última modificação: 06/04/2018 14h07

O Instituto Federal da Paraíba é um dos seis selecionados para participar do Programa Células Empreendedoras. A iniciativa da Setec-MEC se utiliza da metodologia desenvolvida no Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco que pretende incentivar o espírito empreendedor através da criatividade em parceria com empresas. A ideia é que surjam novos negócios liderados por estudantes das instituições com servidores como mentores.

A meta inicial é de 150 estudantes capacitados no IFPB com a metodologia e 40 servidores também. O programa terá seu lançamento nacional na terça, 10 de abril, quando o site oficial www.celulasempreendedorasif.com.br deve começar a funcionar. É por lá que estudantes e servidores interessados em participar deverão se inscrever. O investimento do Ministério da Educação no programa é de mais de R$ 573 mil.

No IFPB, o programa será coordenado pela Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) que tem a frente o professor Maxwell Amaral. A DIT vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação conta com uma comissão organizadora formada pela diretora de Extensão Popular e Rural, Flora Meira, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e os docentes Margareth Rolim, Juliana Dantas, Elaine Cristina, Ilka Campos, Maria Rita, Thiago Batista  e Jader Rodrigues, do Campus João Pessoa, e Mellyne Palmeira, do Campus Campina Grande.

“A professora Elaine Cristina da Unidade Acadêmica de Gestão irá coordenar e organizar a infraestrutura local do campus anfitrião, bem como irá gerenciar a seleção dos mentores e estudantes que irão participar da iniciativa, juntamente com outros professores convidados”, comentou Maxwell. O Campus JP deve sediar a capacitação inicial das Células Empreendedoras, no período de 9 a 13 de julho, com a presença de estudantes, docentes, empresas e palestrantes.

O diretor Maxwell frisou que todos os campi da instituição devem participar desse momento de capacitação. A ideia é que as Células Empreendedoras deem origem a empresas e startups, envolvendo-se também em ações de transformação social, gerando profissionais de alta competência.

A capacitação em julho no IFPB deve enfocar o Educador Empreendedor, trazer exercícios práticos com participação de empresas e culminar em uma maratona entre as equipes formadas. Além do IFPB, estão no programa os Institutos de Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Paraná e Pernambuco.

Está prevista uma Conferência de Inovação e Empreendedorismo, com a participação das equipes selecionadas nos seis institutos, apresentando projetos a investidores para uma seleção para um Living Lab, em Recife. O programa prevê ainda o lançamento de um portal nacional de Tecnologia Educacional IF, agregando as atividades empreendedoras dos Institutos.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Imagem: Thiago Sena