Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > Estudantes da UFRN visitam o Núcleo de Documentação do IFPB

Estudantes da UFRN visitam o Núcleo de Documentação do IFPB

Grupo conheceu um pouco da história da educação profissional
por Patrícia Nogueira publicado: 27/04/2018 16h56 última modificação: 27/04/2018 16h56

Com o objetivo de estimular os estudantes a pensar e refletir sobre o acervo e guarda de documentos escolares, os alunos do 3º período do curso de História da UFRN realizaram nesta sexta-feira (27) uma visita ao Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional do IFPB.

O grupo veio acompanhado pela professora Margarida Dias, docente da disciplina de arquivística histórica. “Nosso curso está completando 60 anos e meu objetivo é munir os meus alunos de informação e incentivá-los a se envolver nessa área de memória e conservação de documentos.”, explicou a professora.

Os servidores Mardônio Lacet e Gerlani Florêncio explanaram o trabalho que vem realizando do Núcleo. Atualmente eles se debruçam também sobre a identificação e guarda de fotografias das gestões de ex-diretores. “Há registros que foram feitos a partir de máquinas particulares dos diretores, bem como de fotógrafos amadores. Estamos tendo o cuidado de organizar e identificar estas fotografias através da definição de eixos temáticos maiores como eventos, colação de grau, confraternizações, etc”, disse Mardônio.

Gerlani explicou que o trabalho do núcleo é pioneiro na educação profissional: “É um grande desafio trabalhar com vários tipos de arquivos que compõem uma memória, como livros, fotos, documentos, objetos, móveis”.

Além do IFPB, os estudantes visitaram outros órgãos como a arquidiocese da Paraíba, a Casa José Américo e o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). “Essas visitas estão sendo enriquecedoras para a nossa formação. Aqui no Núcleo encontramos coisas que não fazíamos ideia de que existiam”, destacaram os estudantes João Paulo Fonseca e Isabelle Quirino. Para o discente Belarmino Dutra a visita foi esclarecedora para a disciplina que estão estudando.

Foram apresentadas ao grupo as instalações do edifício histórico Coriolano de Medeiros, o mobiliário utilizado no passado,  documentos escolares e equipamentos usados pela escola na década de 1960, além de apresentar um pouco do trabalho que o Núcleo de Documentação vem realizando para conservar a memória institucional.