Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 04 > Câmara realiza sessão em homenagem aos 10 anos de criação dos IFs

Câmara realiza sessão em homenagem aos 10 anos de criação dos IFs

Reitora em exercício Mary Roberta participou da solenidade nesta quinta-feira (12), em Brasília (DF)
por publicado: 12/04/2018 11h02 última modificação: 13/04/2018 15h11

A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (12), uma sessão solene em homenagem aos 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A reitora em exercício do IFPB, Mary Roberta Marinho, participou da solenidade, em Brasília (DF).

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadoras da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante foram as autoras da proposta. A sessão solene faz parte do plano elaborado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para as comemorações dos 10 anos da Rede Federal, que incluem diversas outras atividades até o final do ano.

“Não faltam motivos pra comemorar os 10 anos dos Institutos Federais, que representam o acesso à ciência e tecnologia como instrumento de libertação de um povo. O acesso ao conhecimento e à produção de conhecimentos tecnológicos e científicos pela população brasileira é uma forma de afirmar a democracia”, afirmou Maria do Rosário, durante a sessão. A deputada destacou ainda a resistência dos IFs diante do cenário atual. “Uma palavra resume essa sessão: Resistência! Resistência para dizer que não retrocederemos ao que foi construído por toda uma comunidade acadêmica há 10 anos, de forma democrática, com trabalho dos parlamentares e com sonhos de brasileiros e brasileiras”.

Para Mary Roberta, a solenidade é de uma importância singular, “pois vem a coroar a atuação dos Institutos nessa década, representando muita significância, principalmente para algumas instituições que foram criadas a partir desse momento, durante o processo de expansão da Rede. Passamos, nesses 10 anos, de menos de 150 para 644 unidades, com uma estrutura multicampi e pluricurricular que tem transformado a vida de pessoas nos diversos rincões do Brasil”.

A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem às Escolas Técnicas Federais e, posteriormente, aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets). Em 29 de dezembro de 2008, 31 Cefets, 75 Unidades Descentralizadas de Ensino (Uneds), 39 Escolas Agrotécnicas, 7 Escolas Técnicas Federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Texto: Verônica Rufino - DGCom/ Foto: JB Sousa - Fotógrafo da Câmara dos Deputados