Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > IFPB participa de lançamento de editais e parcerias institucionais de incentivo à pesquisa

Solenidade aconteceu no Palácio da Redenção
por publicado: 19/03/2018 18h03 última modificação: 20/03/2018 14h13

“A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia fez questão do IFPB estar presente nessa solenidade aqui porque acredita em nosso potencial, até porque nossas pesquisas não são apenas teóricas, mas voltadas para atender aos anseios da sociedade”.  A revelação do Professor Maxwell Anderson do Amaral, Diretor de Inovação Tecnológica do IFPB, aconteceu nesta segunda-feira (19) no Palácio da Redenção durante o lançamento de editais e parcerias institucionais.

O evento conduzido pelo governador Ricardo Coutinho contou com a presença do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado, Cláudio Benedito Furtado, vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marcelo Morales, Jorge Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, além de secretários de Estado, autoridades e pesquisadores.

Na oportunidade o governador assinou Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica para Concessão de Quotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado aos Programas de Pós-graduação stricto sensu acadêmicoO Diretor de Pós-Graduação do IFPB, professor Alex Sandro da Cunha, lembrou que o evento “é uma oportunidade de captação de recursos externos e de possibilitar a permanência dos alunos dedicando-se a pesquisa nos cursos”. Os dois diretores do IFPB representaram a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Houve a assinatura de termos de cooperação com Fapesq/Embrapii, INCT/CNPq/Fapesq e lançados editais de bolsas Capes/Fapesq, Pronex CNPq/Fapesq. Os editais e termos de cooperação estarão disponíveis no site fapesq.rpp.br.

Segundo o governador Ricardo Coutinho as ações voltadas para a área de tecnologia somam um investimento superior a R$30 milhões. A Secretária de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio Garcia, fez uma prestação de contas e falou das ações de retomada e recuperação dos investimentos na área de ciência, tecnologia e inovação na Paraíba.

O Gestor do Polo de Inovação Embrapii do IFPB, professor Mateus Máximo, também presente na solenidade, disse que iniciativas como esta do Governo do Estado potencializam as formas do Instituto Federal em atuar para mais perto da indústria. Agnaldo Freire, assessor especial da Setec/MEC e Valdir Assis, consultor da Setec/Unesco que estão em visita ao IFPB também integraram a comitiva do Instituto Federal.

Heranir Oliveira - da DGCOM do IFPB