Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > EAD estimula ambiente virtual de aprendizagem em curso presencial

EAD estimula ambiente virtual de aprendizagem em curso presencial

Docentes de todos os campi têm à disposição sistema online para gerenciar as aulas
por Ana Carolina publicado: 19/03/2018 16h58 última modificação: 19/03/2018 16h58

A Diretoria de Educação a Distância (DEAD) do IFPB quer estimular os docentes da instituição a utilizarem, mesmo nos cursos presenciais, uma ferramenta para o gerenciamento de conteúdos on-line. No IFPB, a ferramenta utilizada é o Moodle e já há um espaço específico nos sistemas da instituição para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para os cursos presenciais.

A coordenadora da DEAD, Tatiane Brito, ressalta que o sistema Moodle pode ser muito benéfico para os professores do sistema presencial. O objetivo do Moodle é apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos cursos presenciais, favorecendo a organização e a disponibilização dos conteúdos e a interação entre professores e alunos.

No AVA, os docentes vão encontrar recursos e funções para a construção de cursos on-line. Esses recursos podem ser selecionados de acordo com os objetivos pedagógicos dos professores. É possível compartilhar materiais de estudo, criar fóruns de dúvida, criar e gravar webaulas, aplicar questionários, montar listas de discussões e pesquisas de opinião, por exemplo.

O sistema está integrado com o SUAP Edu. Portanto, os interessados em criar suas disciplinas nesses ambientes devem fazê-lo pelo SUAP. Para solicitar a criação da sua disciplina no Moodle, o docente deve seguir os seguintes passos: Acessar o seu diário no SUAP; Clicar a opção Gerar diário no AVA presencial (canto superior direito da tela); Acessar o Moodle Presencial pelo endereço presencial.ifpb.edu.br; Acessar a sala virtual da sua disciplina, disponível no Moodle em Meus Cursos.

Seguindo esses passos, o diário do professor será criado automaticamente no Moodle como uma sala virtual, com professores e alunos da disciplina. O Moodle Presencial também pode ser acessado através da página principal do IFPB através da opção Acesso a sistemas->Moodle Cursos Presenciais. O login e a senha para professores e alunos são os mesmos utilizados para acessar o SUAP.

“É importante destacar que, neste contexto, as atividades a serem desenvolvidas no Moodle são complementares ao processo de ensino-aprendizagem, não substituindo as atividades presenciais já previstas nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) e planos de ensino”, destaca a coordenação de EAD. A utilização da educação a distância em cursos presenciais está regulamentada pela Instrução Normativa nº 001/2017-PRE. Leia aqui o documento.

Para esclarecer dúvidas sobre as funcionalidades do Moodle, utilize os seguintes links:

DGCOM com material da EAD