Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > Capes pré-aprova nove Especializações na modalidade EAD

Capes pré-aprova nove Especializações na modalidade EAD

Propostas para a UAB foram encabeçadas pela DEAD e os campi João Pessoa, Patos e Cabedelo
por Ana Carolina publicado: 15/03/2018 18h08 última modificação: 15/03/2018 18h08

A Diretoria de Educação à Distância (DEAD) do IFPB está comemorando o resultado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que aprovou a proposta de nove cursos de Especialização da instituição. O diretor de EAD no IFPB, Francisco de Assis Rodrigues Lima, explica que essa é uma pré-aprovação para os cursos novos e que haverá outro edital para submeter as propostas completas.

“Todos os novos cursos que propusemos foram aceitos. Agora entramos em uma segunda fase, que é para alinhar as propostas com todas as diretrizes da pós-graduação. Estamos finalizando os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos”, explica Francisco. Ele conta que a submissão foi feita juntamente com a Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFPB, que tem a frente a professora Márcia Alves, e envolveu os campi João Pessoa, Cabedelo e Patos.

Mas, o número de polos que podem ser atendidos com esses cursos é bem maior. A UAB na Paraíba tem 20 polos e o IFPB atende em sete deles, localizados nos municípios de Lucena, Mari, Taperoá, Alagoa Grande, Araruna, Pombal e Duas Estradas. Segundo o diretor da EAD, já poderia haver seleção para vagas de 2018.2, indo até 2019.2, conforme as regras da seleção da Capes.

Os cursos de Pós-Graduação pré-aprovados são Línguas Estrangeiras Modernas à Distância; Tecnologias de Informação na Educação Básica; Informática na Educação; Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para surdos; Ensino de Ciências e Matemática; Engenharia de Segurança no Trabalho; Libras; Gestão Empresarial e Gestão por competência nas instituições públicas de ensino.

Esses cursos foram propostos conforme os eixos designados pela Capes no edital. Francisco adianta ainda que os cursos superiores e a especialização já existentes no Instituto Federal da Paraíba devem ter a sua oferta renovada também.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB