Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 01 > Empossados novos servidores do IFPB

Empossados novos servidores do IFPB

O Instituto recebeu 27 novos servidores, em solenidade realizada nesta quarta-feira (24)
por publicado: 24/01/2018 12h12 última modificação: 24/01/2018 17h09

O Instituto Federal da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (24), no auditório da Reitoria, a solenidade de posse dos 27 servidores recém-nomeados. Esta é a primeira solenidade de posse realizada este ano e abrangeu 16 servidores técnico-administrativos e 11 docentes, que estavam aprovados em concursos de outras instituições e foram aproveitados pelo IFPB.

O professor de Matemática, Clebson Freitas, representou todos os servidores empossados na solenidade e destacou a atuação do Instituto, como instituição pública que oferta ensino gratuito e de qualidade. "Diante de uma entidade que oferta um ensino gratuito e de grande qualidade, que se preocupa com a formação de cidadãos não só para o mundo do trabalho, mas para toda a vida, estar aqui hoje é uma grande satisfação. Espero poder colaborar com essa missão tão especial".

Intérprete de Libras terceirizado no Campus Guarabira há quase cinco anos, Alexson Pontes também foi um dos nomeados. Para ele, o sentimento é de alegria e emoção ao se tornar um servidor efetivo do Instituto. "É uma instituição que já conheço e tenho uma afinidade enorme. Este foi um momento bastante esperado e o sentimento é de vitória e emoção", frisou.

Este mesmo sentimento é compartilhado pela professora Cinthya Santos, também veterana no IFPB. "Sou professora substituta da área de Engenharia Civil em Cajazeiras e ser efetiva sempre foi meu objetivo. Agradeço a todos do Instituto pela dedicação e esforço em tornar isso possível".

O reitor Nicácio Lopes, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, e o diretor de Gestão de Pessoas substituto, Eduardo Amorim, compuseram a mesa solene da posse. Em seu discurso, Eduardo destacou a responsabilidade dos novos servidores. "É um dia muito especial não só para vocês que hoje tomam posse, mas para toda a equipe do IFPB, que recebe todos vocês como novos colegas de trabalho. A partir de agora, vocês têm uma grande responsabilidade que é propagar e difundir a educação com ética e profissionalismo, para fazer a diferença na vida de jovens e adultos".

Já Manoel Macedo elencou duas dimensões relevantes: a conquista pessoal dos novos servidores e a vitória institucional com a realização da posse. "A primeira consideração é a questão da vitória pessoal e familiar de cada um aqui, diante da dedicação e esforço ao longo do tempo. Outro ponto é a conquista do IFPB diante de um cenário de contenções e contingenciamento na educação pública. Mesmo diante disto, nosso Instituto vem crescendo, com a nomeação de novos servidores e a expansão para outras cidades do Estado, sempre com o comprometimento social e inclusivo".

Ao encerrar a solenidade, o reitor Nicácio Lopes realizou uma reflexão sobre a simbologia e significação do momento. "A posse representa uma expressão semântica que reflete a responsabilidade dos servidores em educar. Independentemente de ser professor ou técnico, todos nós aqui somos educadores, direta ou indiretamente", pontuou. Ainda em seu discurso, Nicácio convocou todos os empossados a servirem à nação com ética, respeito e profissionalismo. "Nós trabalhamos servindo não a um patrão físico e material, mas a uma entidade abstrata e empoderada, que é a nossa pátria. Então, comemoremos este momento, mas sem esquecer da nossa missão maior, que é servir ao país, com ética e, principalmente, responsabilidade e respeito", finalizou.

Os 27 novos servidores, assim como outros 54 que tomaram posse ao longo do ano passado, participam, até esta sexta-feira (26), de um curso de ambientação. Este curso abrange a apresentação do IFPB, com suas diretorias e pró-reitorias; as carreiras profissionais e questões referentes à ética no serviço público, podendo contar para progressão por capacitação dos servidores.

Confira fotos da solenidade na nossa página IFPB Oficial no Facebook.

Verônica Rufino -  da DGCom