Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 12 > EAD e Universidade Aberta do Brasil promovem Encontro Pedagógico

EAD e Universidade Aberta do Brasil promovem Encontro Pedagógico

Docentes, tutores, secretários municipais e gestores da área irão participar
por Ana Carolina publicado: 15/12/2017 17h59 última modificação: 15/12/2017 17h59

A Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio da Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na instituição, realiza, nos dias 18 e 19 de dezembro, um Encontro Pedagógico com o tema “Avaliação e Reflexão de Práticas”. O evento será no Laboratório de Redes Convergentes, do Campus João Pessoa do IFPB e deve reunir cerca de 50 pessoas.

O Encontro é voltado para as equipes dos cursos de Especialização em Gestão Pública, Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Computação e Informática, todos fomentados pela UAB. Devem participar professores, tutores e coordenadores de polo, bem como os secretários municípios de Educação das cidades onde funcionam Polos da UAB, além dos gestores da Educação à Distância do IFPB/UAB.

De acordo com o diretor de EAD do IFPB, Francisco Lima, os cursos do IFPB via UAB têm cerca de 750 estudantes vinculados aos polos em Lucena, Mari, Taperoá, Alagoa Grande, Araruna, Pombal e Duas Estradas. O objetivo principal do encontro é alinhar práticas e avaliar o desenvolvimento dos cursos, visando seu aperfeiçoamento. “A nossa intenção é realizar semestralmente esse Encontro para o alinhamento de práticas”, apontou Francisco.

Além das discussões, serão realizadas oficinas de padronização organizacional de salas de aulas virtuais e de procedimentos didático-pedagógicos para desenvolvimento de componentes curriculares. O evento ainda terá espaço para informações sobre o Sistema de Gestão de Bolsas da UAB e também para discutir a estrutura e funcionamento dos polos nos municípios.

Segundo Francisco, há uma mudança significativa no sistema de bolsas que deve gerar grande impacto nos próximos anos. Ele adiantou que a Capes deve lançar um Edital para a oferta de novos cursos superiores pela UAB. A partir daí, o IFPB deve submeter suas propostas de manutenção dos cursos atuais e até propor novas graduações, a depender do que estiver no edital da Capes. Com isso, o IFPB pode abrir editais para contratação de novos profissionais.

O Encontro terá abertura a partir das 8h30, com presença da Coordenadora da UAB no IFPB, Márcia Oliveira Alves. A maioria das atividades será ministrada pela equipe do IFPB, com presença também do coordenador da UAB no IFSUL que vai abordar a reformulação de PPC de curso EAD.

Acesse aqui o folder do evento.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

registrado em: ,