Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Segundo dia do Simpif é marcado por apresentações, palestras e minicursos

Segundo dia do Simpif é marcado por apresentações, palestras e minicursos

Também houve a competição de robótica, lançamento de livros e oficinas. Confira um balanço
publicado: 22/11/2017 20h50 última modificação: 23/11/2017 14h45

Mais de 500 pessoas movimentaram o segundo dia de atividades do Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, evento paralelo da Reditec 2017. O dia foi marcado por apresentações orais de trabalhos de pesquisas de iniciação científica e de trabalhos de pós-graduação; palestra temática, minicurso, mesa redonda.

Pesquisa e inovação nos institutos federais foi o tema da mesa redonda, que reuniu um pesquisador do IFPB, Prof Alfredo Gomes e um do IFAM, Prof José Pinheiro e um do IFES, Prof José Toledo. Eles discutiram os desafios e avanços da pesquisa e inovação nos Institutos Federais.

A competição de robótica já mostrou seus resultados. As equipes vencedoras da categoria Segue Faixa foram: As equipes vitoriosas na categoria foram: Spartacus (campus Catolé do Rocha) ficou em primeiro lugar; a vice-campeã foi a equipe Gear 2 (campus Itabaiana); e o terceiro lugar ficou com Cajazeiras Alfa (campus Cajazeiras). Confira o vídeo.

Tecnologias sociais no IFPB foi o tema debatido na palestra temática com a professora Claudiana Leal que tratou da importância da sustentabilidade nas ações de pesquisa e inovação. “Pesquisar? Eu? Pra quê?” foi o tema do minicurso da professora Damires Fernandes que desmistificou conceitos relacionados à prática da pesquisa.

Dois livros foram lançados durante o Simpif. Na terça-feira (21) o professor Gibson Rocha apresentou ao público a obra “Corrosao de armaduras em estruturas de concreto” e na quarta-feira (22) o professor Dimas Veras lançou o livro “Sociedade e Cultura Sustentável”.

Em meio a tantas atividades, uma sala para proporcionar momentos de relaxamento foi projetada para os participantes, oferecendo massagens, yoga e exercícios de relaxamento. As atividades do espaço integrativo foram realizadas durante todo o dia.

Na quinta-feira (23) será o encerramento do evento com a premiação dos melhores trabalhos.

Acompanhe os detalhes de cada atividade através de matérias postadas no site do evento. Clique aqui para acessar.

Assista os boletins audiovisuais no canal do youtube da TV IFPB, veja o álbum de fotos no facebook do Simpif e siga também no Instagran @Simpif_ifpb.