Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Proexc oferece curso de capacitação na área de patrimônio cultural

Noticia

Proexc oferece curso de capacitação na área de patrimônio cultural

Prazo para confirmar participação no curso “Instrumentalização para execução de inventário participativo” termina nesta quarta
por publicado: 07/11/2017 11h31 última modificação: 07/11/2017 16h00

O Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB), professor George Glauber, informou que termina nesta quarta-feira (08), o prazo para envio da ficha de confirmação de participação no Curso: Instrumentalização para execução de inventário participativo, na área de patrimônio cultural, que será ministrado nos dia 13 e 14, da próxima semana, no Auditório da Proexc, localizado na Rua das Trincheiras, 275, Centro de João Pessoa.

A ficha de confirmação de participação pode ser acessada neste link: https://goo.gl/forms/bE2YmUEUpXjQ6utu2

George Glauber disse, ainda, que o referido curso integra o plano de “Capacitação em Cultura: formação na ação”, que será implantado pela Diretoria de Cultura, como parte da implementação da Política de Produção e Promoção da Diversidade Artístico-Cultural do IFPB, conforme resolução nº 140, de 2 de outubro de 2015 – CS.

O referido curso será ofertado por técnicos (as) do Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa, entre os dias 13 e 14, da próxima semana, com uma carga horária de 20h. O curso destina-se à capacitação dos arte-educadores (as) e servidores(as) interessados(as) na temática patrimonial, além dos coordenadores de extensão e cultura dos campi, conforme Plano de Atividade em anexo.

Segue Plano de Atividade

 Dia 13 - manhã

Apresentação da proposta de trabalho:  O primeiro momento será de aula expositiva para abordar e discutir historicamente as acepções do termo ‘Patrimônio Cultural’ e demais conceitos importantes para abordagem do tema como identidade nacional, diversidade cultural e representatividade.

Dia 13 - tarde: A partir das categorias utilizadas para o trabalho com patrimônio imaterial (como Formas de Expressão, Celebrações, Ofícios e Modos de Fazer e Lugares), será apresentado o procedimento de registro de um bem cultural como Patrimônio Cultural Nacional. Em seguida, será apresentado metodologias de realização de Inventários Participativos, utilizando por base as orientações do Iphan e a experiência do Museu do Patrimônio Vivo. Como encerramento do primeiro dia de curso, será realizado o exercício de listar os bens culturais existentes (no município, bairro ou localidade) a partir das categorias apresentadas anteriormente. Essa atividade será realizada em grupo, utilizando targetas que serão coladas nos painéis fixados nas paredes seguindo as categorias trabalhadas.

Dia 14 – manhã:

 A partir do levantamento preliminar, realizado no encontro anterior, será discutido em sala acerca da representatividade dos bens listados. Em seguida será selecionado os bens que serão usados para realização do exercício prático de aplicação das Fichas das Categorias (Lugares, Objetos, Celebrações, Forma de Expressão e Saberes), extraídas da publicação do Iphan “Educação Patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação”. O exercício prático tem o intuito de proporcionar aos participantes conhecer e ter um primeiro contato com um instrumento metodológico de inventário cultural, de modo que os participantes possam fazer uso da metodologia, futuramente.

Dia 14 – Tarde: Vivência na comunidade tradicional ribeirinha do Porto do Capim.

Crisvalter Medeiros - jornalista da Proexc

registrado em: