Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Políticas extensionistas são debatidas durante Rodas de Conversas

Políticas extensionistas são debatidas durante Rodas de Conversas

Educação básica, empreendedorismo, inclusão social, cultura e sustentabilidade são foco de diálogos entre gestores e extensionistas da Rede Federal
por publicado: 22/11/2017 13h29 última modificação: 22/11/2017 13h29

“Um espaço para troca de experiências, reflexão e interação”. É assim que a pró-reitora Vania Medeiros descreve a realização das Rodas de Conversas, evento que faz parte da Mostra de Extensão e Cultura, que acontece até esta quarta-feira (22), no Centro de Convenções de João Pessoa.

Atores extensionistas vêm debatendo temas como compromisso com a educação básica, empreendedorismo e ações inclusivas, cultura, tecnologias sustentáveis e movimentos sociais e estratégias de permanência e êxito para a educação profissional. Todos esses assuntos foram escolhidos a partir de ações mostradas na atividade de exposição de programas e projetos de referência da Rede Federal. “A grande pergunta é: que prospecção pode ser feita em relação a essas questões?”, complementou Vania Medeiros.

As discussões acontecem no formato de círculos de cultura Freirianos, com a mediação de convidados que provocam o diálogo a partir de experiências concretas vivenciadas em seu território, como a produtora cultural Joana Alves e o maestro Lucílio Souza, que expuseram questões sobre Economia da Cultura. A roda de conversa foi mediada pelo pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Goiás (IFGO), Daniel Barbosa, e abordou a articulação e a promoção cultural no âmbito dos institutos. “A nossa Rede tem o papel importante para o desenvolvimento social. E, este desenvolvimento perpassa a cultura, como processo de formação do cidadão. Então esta é uma oportunidade para articulação, fomento e promoção da cultura dentro e fora dos nossos institutos”, frisou.

Para Rayan Lins, promotor cultural e participante do evento, a realização de debates neste sentido, favorece e estimula a produção artística. “É um passo importante para provocar e gerar demandas para os dirigentes e promover, assim, um retorno real para o cenário cultural do país”, explicou.

Após os debates , será elaborado um documento a ser encaminhado ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal ( CONIF), com uma agenda de pautas para discussão sobre o tema.

*Verônica Rufino