Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Novos cursos de Mestrado foram propostos pelo Campus João Pessoa

Noticia

Novos cursos de Mestrado foram propostos pelo Campus João Pessoa

Submissão oficial junto a Capes foi feita nessa quarta pela PRPIPG
por Ana Carolina publicado: 01/11/2017 15h30 última modificação: 01/11/2017 15h50

O IFPB enviou para a Capes, nessa quarta, três propostas de novos cursos de Mestrado. A Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) é que homologou a submissão de três novos cursos para o edital aberto pela Capes em nível nacional. Todas as propostas são do Campus João Pessoa: Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação, Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Mestrado Acadêmico em Tecnologia Ambiental. 

A PRPIPG já estava monitorando, acompanhando e prestando o suporte necessário ao trabalho das comissões de elaboração desde o início do segundo trimestre. Em junho, o Diretor de Pós-Graduação, Alex Sandro da Cunha Rêgo, participou do Seminário da Capes "Orientações para Elaboração de Proposta de Curso Novo". Segundo o professor Alex Sandro, o objetivo foi “absorver informações proferidas pela Diretoria de Avaliação da Capes sobre as principais novidades e encaminhamentos inerentes ao preenchimento de propostas com o intuito de prover esclarecimentos aos coordenadores sobre a concepção e preenchimento das propostas na Plataforma Sucupira”.

A Coordenadora de Pós-Graduação do campus João Pessoa, professora Flora Meira, destaca que a submissão resulta do esforço coletivo das equipes coordenadas pelos professores doutores Antônio Cícero de Sousa (Unidade Acadêmica de Design Infraestrutura e Ambiente), Elaine Cristina de Oliveira (Unidade de Gestão de Negócios) e Damires Yluska de Souza Fernandes (Unidade de Informática), associado ao apoio incondicional da Gestão do Campus e PRPIPG. Na avaliação da professora Flora, estas iniciativas, caso sejam aprovadas pela Capes, promoverão maior incremento no fomento das atividades de pesquisa e extensão.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francilda Araújo Inácio, esse quantitativo de propostas reflete de forma contundente o compromisso e o esforço institucional que vêm sendo dispendidos em prol da expansão de cursos de pós-graduação, tanto na modalidade lato sensu quanto na stricto sensu. "Recentemente, a aprovação do nosso primeiro Mestrado Profissional, o PROFEPT, coroou esse esforço e, acredito, abrirá caminho para a conquista de novos cursos", comentou a professora Francilda.    

A pró-reitora destaca que, se for aprovado pela Capes, o IFPB tem condições de abrir processo seletivo para esses três Mestrados ainda em 2018. Em dois meses ou mais, a Capes deve dar uma resposta às instituições. Atualmente, o campus João Pessoa oferece o curso de Mestrado em Engenharia Elétrica e foi credenciado como instituição associada à Rede Federal para oferta do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT) com previsão de início das aulas no mês de agosto de 2018.

registrado em: