Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Mostra expõe atividades de extensão desenvolvidas na Rede Federal

Mostra expõe atividades de extensão desenvolvidas na Rede Federal

Mais de vinte instituições participam da Mostra de Extensão e Cultura, que acontece até a quinta-feira (23), paralelamente à Reditec
por publicado: 21/11/2017 13h28 última modificação: 21/11/2017 13h28

O atendimento às mulheres em vulnerabilidade social através de ações voltadas ao empreendedorismo é o foco do programa “Teresa de Benguela”, que o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) estará expondo durante a Mostra de Extensão e Cultura, evento que acontece até a próxima quinta-feira (23), paralelamente à Reditec.

Assim como o Mato Grosso, outros 21 Institutos estarão participando da Mostra, que tem o objetivo de dar visibilidade às ações de extensão que ocorrem na Rede Federal. “É um espaço inovador para a Reditec, uma vez que todos os dirigentes terão a oportunidade de conhecer e reconhecer a identidade extensionista da Rede”, ressaltou a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Vânia Medeiros. Ainda segundo a pró-reitora, este trabalho está inserido na missão dos Institutos Federais. “Nós temos essa incumbência de articular nossas atividades de ensino e pesquisa à vivência junto à sociedade”.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul também participa da Mostra. Ao todo, o Estado conta com mais de 500 ações de extensão, sendo 250 delas programas e projetos. Para a Paraíba, o IFRS trouxe dez programas, que serão expostos através de materiais produzidos, banners e vídeos. “A acessibilidade é um grande tema que o instituto trabalha. Temos programas e projetos que envolvem, por exemplo, equoterapia para os municípios do sertão e microrregião, a panificação inclusiva e o uso e desenvolvimento de tecnologia assistiva e acessibilidade”, frisou Getúlio Stefanello, professor extensionista.

A avaliação dos participantes sobre a realização da Mostra é bastante positiva. “É uma grande iniciativa divulgar o que acontece de mais relevante no âmbito extensionista nacional, mostrando todo o trabalho dos Institutos Federais junto às comunidades”, afirmou Marcus Tuques, pró-reitor de Extensão do IFMT.

Além da exposição de programas e projetos de referência, a Mostra de Extensão e Cultura abrangerá outros eventos, como a Feira Criativa, as Rodas de Conversas, a Exposição sobre Sustentabilidade e apresentações culturais.

Confira tudo o que acontece na Reditec, através do portal http://www.reditec2017.ifpb.edu.br/

Verônica Rufino