Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Monitores do Simpif recebem treinamento

Monitores do Simpif recebem treinamento

Grupo irá atuar em várias frentes de trabalho durante os eventos paralelos da Reditec
por publicado: 07/11/2017 21h09 última modificação: 08/11/2017 15h38

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação realizou na manhã desta terça-feira (07) um treinamento com os monitores selecionados para atuar no Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB (Simpif), bem como nos demais eventos paralelos da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Foram selecionados estudantes de vários campi do IFPB que irão atuar auxiliando os trabalhos das comissões e da secretaria do evento, além de auxiliar os palestrantes, oficineiros e apresentadores com atividades necessárias para o sucesso de suas apresentações.

Para a Pró-Reitora Francilda Araújo, a monitoria é um trabalho de grande relevância, pois atua diretamente no atendimento ao usuário. “Os monitores, além de nos auxiliar, exercerão um trabalho importante para a sua formação enquanto futuro profissional. O voluntariado é um espaço de aprendizado, lidando com situações que exigem organização e disciplina. É uma oportunidade para enriquecer o evento e enriquecer o aprendizado do aluno”, destacou.

A Diretora de Pesquisa, Girlene Formiga, lembrou que o edital de seleção foi voltado para os alunos do ensino técnico e superior de todos os campi e que os selecionados devem escolher uma das cinco áreas: Iniciação Científica e Acadêmica, Tecnologia da Informação, Infraestrutura, divulgação e comunicação. Ela também enfatizou que os monitores atuarão não só no Simpif, mas em todos os eventos paralelos.

Para o estudante de Design Gráfico do Campus Cabedelo, Felipe Isidoro, as expectativas para o trabalho durante o evento são as melhores possíveis. O discente, que irá atuar na área de divulgação e comunicação, conta que foi motivado pela oportunidade de adquirir experiência e conhecimento em um grande evento como o Simpif. Já a estudante Vanessa Sobral, também do curso de Design, é bolsista da editora IFPB e pretende dar a sua contribuição durante o Simpif, uma vez que já tem experiência de participação em outros eventos.

O Campus Santa Rita foi um dos que disponibilizou um grande quantitativo de estudantes para atuarem como monitores. Foram cerca de 50 selecionados. A discente do curso Técnico em Informática, Caroline de Melo, participará pela primeira vez de um evento científico. “Minhas expectativas são as melhores, tendo em vista que teremos muita coisa importante sendo passada nesse evento e que eu posso aprender e aproveitar na minha formação na área de tecnologia. Ser monitora será uma oportunidade de aprender e ao mesmo tempo ajudar no evento e foi isso que me motivou a participar”, afirmou.

O Diretor Geral de Iniciação Cientifica e Acadêmica do Simpif, professor Luzidelson Ribeiro, que também é coordenador de Pesquisa  do Campus Santa Rita, ressaltou o grande número de adesões de estudantes voluntários para participar do evento. “Os estudantes estão muito entusiasmados, até porque é um evento que acontece a cada dois anos, e eles terão a oportunidade de aprender, interagir com palestrantes e autores de outros institutos. O trabalho deles será fundamental para todas as comissões”.

Ainda antes do evento, que acontece nos dias 20 a 23 de novembro no Centro de Convenções, a equipe passará por outros treinamentos.

*Patrícia Nogueira e Íris Souto Maior - jornalistas do IFPB