Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > IFPB debate contrarreformas educacionais

IFPB debate contrarreformas educacionais

Palestra com Dermeval Saviani aconteceu nesta quarta-feira (08), na reitoria
por publicado: 08/11/2017 12h36 última modificação: 08/11/2017 12h36

As contrarreformas educacionais e o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio foi o tema da palestra do professor Dermeval Saviani, realizada nesta quarta-feira (08), no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros, sede da reitoria do IFPB.

Os debates envolveram diretores gerais e de Ensino, além de coordenadores de cursos técnicos, equipes pedagógica e docentes do instituto.

Para o diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos, a realização da palestra corrobora com a missão do IFPB de promover uma educação não só profissional e tecnológica, mas humanística. "O professor Dermeval é um dos maiores nomes da educação brasileira na atualidade. Os debates realizados hoje são extremamente importantes diante do cenário atual em que vivemos e o papel social do nosso instituto", avaliou.

"É um momento histórico este, quando nós pudemos debater questões profundas envolvendo a educação profissional e a classe educadora. O tema se encaixa perfeitamente na natureza da nossa instituição e no momento que estamos passando", ressaltou Mary Roberta Marinho, pró-reitora de Ensino.

Dermeval Saviani é doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) e atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas.  Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos  temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Segundo o professor, diante das contrarreformas atuais, é preciso mobilização de toda a sociedade. "As reformas devem ser realizadas com o objetivo de promover avanços e, nunca, retrocessos. Quando isso acontece, a sociedade precisa lutar para recolocar a educação nas trilhas do desenvolvimento".

Verônica Rufino - DGCom