Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > IFPB apresenta quatro projetos na Mostra de Experiências Exitosas

IFPB apresenta quatro projetos na Mostra de Experiências Exitosas

Estudante e servidores expuseram trabalhos nas áreas de Gestão, Pesquisa e Internacionalização na Reditec 2017
por publicado: 26/11/2017 14h53 última modificação: 26/11/2017 16h34

Servidores das instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica compartilharam experiências e boas práticas nas áreas de Ensino, Pesquisa/Inovação, Extensão, Internacionalização e Gestão Administrativa na 41ª edição da Reunião dos Dirigentes (Reditec 2017). Foram quatro rodadas de apresentações no Auditório Ponta dos Seixas do Centro de Convenções de João Pessoa, nos dias 21 e 22 de novembro, com 25 trabalhos selecionados entre 250 do país.

No primeiro dia, quem coordenou os trabalhos foi o diretor de Educação Profissional, Degmar dos Anjos. A anfitriã do evento apresentou um projeto na área de Gestão que potencializou o desenvolvimento das competências institucionais no âmbito dos que estão ocupam cargos de gestão. De acordo com a coordenadora do Programa de Formação de Gestores por Competência (PFGC), Rossana de Andrade, psicóloga do Campus João Pessoa, o programa é pioneiro e inovador na rede federal. “Este programa melhora os processos gerenciais e no próprio desenvolvimento da instituição”.

O programa auxilia muito a área de ensino, onde gestores assumem funções sem experiência administrativa. O curso piloto está sendo promovido no Campus João Pessoa mas têm gestores da Reitoria na primeira turma. Parte das aulas são presenciais e parte na plataforma à distância, com tutores e facilitadores do próprio quadro do IFPB. A metodologia utiliza experiência da UFPB e a ideia é que o programa ganhe consistência alcançando outros campi.

O diretor-geral do Campus Santa Rita do IFPB, Sabiniano Araújo, coordenou a apresentação dos trabalhos da segunda rodada, no dia 22, que tiveram início com o anfitrião do evento. Rychard Nunes Guedes, aluno do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa do IFPB, falou sobre um projeto de pesquisa inovador: o Bubu Digital. Vencedor da HackBrazil, competição promovida pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) para solucionar problemas do Brasil, o projeto desenvolveu uma chupeta eletrônica de baixo custo capaz de monitorar a saúde de bebês, por meio de sensores de temperatura e de umidade. A iniciativa foi pensada para auxiliar pais e mães a cuidarem das crianças e, consequentemente, contribuir para redução da mortalidade infantil.

Além de vencer a HackBrazil, o projeto também levou o primeiro lugar na Imagine Cup Brasil, competição promovida pela Microsoft, e chegou à final da Imagine Cup Mundial. Para Richard, a oportunidade de apresentar o projeto em Harvard foi única. “Precisamos acreditar nos nossos projetos. Quando isso acontece, conseguimos dedicar tempo a eles e vemos resultados positivos. Isso ficou claro no Bubu Digital, o que mudou nossas vidas para sempre”, disse.

Internacionalização como compromisso institucional – Estabelecer parcerias, acordos e mobilidade com instituições de outros países é uma das frentes de atuação da Rede Federal para o desenvolvimento de estudos e tecnologias. Mas se hoje o trabalho desenvolvido dentro da internacionalização é uma das marcas da Rede é porque um longo trabalho foi realizado para tornar essa área um compromisso institucional. E foi para compartilhar essa trajetória da institucionalização da internacionalização que os Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul), da Paraíba (IFPB) e de Alagoas (IFAL) trouxeram à Reditec a experiência exitosa de consolidação da área dentro da Rede.

Ao retomar o histórico de criação das assessorias internacionais nas instituições, a assessora de Relações Internacionais do IFPB, Mônica Maria Montenegro, comentou que, hoje, a Rede Federal já acumula uma série de projetos e ações desenvolvidos em parceria com mais de 20 países, como a oferta de cursos binacionais na fronteira, acordos de cooperação internacional e mobilidade docente e discente.

Planede  Na quarta e última rodada de apresentações da Mostra, o diretor geral do Campus Cabedelo, Lício Romero Costa, conduziu as apresentações. A anfitriã do evento, IFPB, apresentou um projeto na área de Gestão. O docente Álvaro Cavalcanti expôs um “Modelo de gestão estratégica integrado à sustentabilidade, à mensuração, desempenho e ao planejamento institucional de longo prazo: uma experiência empírica com o Planede 2025”.

O Planejamento Estratégico do IFPB está sendo executado a partir desse sistema online que congrega diversos dados da instituição e quer ser uma ferramenta útil para a tomada de decisões dos gestores. O projeto foi desenvolvido por Álvaro, juntamente com a diretora de Planejamento Institucional, Elaine Brito, o pró-reitor de Administração Marcos Vicente dos Santos, e o administrador Victor Hutton, servidor da PRA.

Alvaro.JPG

Texto: Ernani Baracho (IFPB), Érica Vilela (IFSulMinas), Greice Gomes (IFSul), Sâmia Cardeal (IFAP) . Edição: Ana Carolina Abiahy (IFPB)– jornalistas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Fotos: Antônio Evaldo Soares – técnico audiovisual do IFRR e Luiz Araújo (PB)