Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Grupos artísticos se apresentam durante Mostra de Extensão e Cultura

Grupos artísticos se apresentam durante Mostra de Extensão e Cultura

Espetáculos culturais abrangem música, teatro e cantorias de viola
por publicado: 22/11/2017 15h51 última modificação: 23/11/2017 09h55

Quem visita a Mostra de Extensão e Cultura no Centro de Convenções de João Pessoa tem a oportunidade de contemplar um pouco da cultura paraibana e nordestina, através de apresentações de grupos musicais, folclóricos, teatro e cantorias de viola.

O Coco da Dona Zefinha foi uma das atrações da Mostra. O grupo, que se apresentou nesta quarta-feira (22), é formado por alunos do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras, e por integrantes da comunidade externa da Região do Sertão.

“A ideia de formar o grupo partiu da necessidade de expandir a cultura do Coco de Roda no Sertão da Paraíba. Então, a partir do Núcleo de Cultura, Comunicação e Extensão do Campus Cajazeiras, foi ofertado um edital que selecionou os participantes”, explicou o bibliotecário Daniel Andrade, que é coordenador do grupo.

Além de Daniel, que também toca pandeiro, o Coco da Dona Zefinha é composto por Walesca (vocal), Ezequiel (ganzá e vocal), Gabriel (zabumba) e Jackson (vocal). “É a primeira vez que nos apresentamos em um evento do porte da Mostra e da Reditec. Acredito que este é um espaço para fomentar e apresentar a cultura popular nordestina e paraibana a todos os dirigentes e representantes dos Institutos Federais do país”, comentou o bibliotecário.

A apresentação dos sertanejos surpreendeu a professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Keila Cruz. “Apesar de ser nordestina e conhecer a cultura local, o coco de roda me surpreendeu, com o repertório fantástico que fez todo mundo dançar”, avaliou.

O IFPB vem fortalecendo as relações com o movimento de cultura e arte educação. Ao todo, oito grupos culturais se apresentam até a quinta-feira (23), último dia da Mostra de Extensão e Cultura. “A gente pretende apresentar um panorama da cultura e arte popular, discutir questões relativas ao tema e, além disso, promover a interação entre a comunidade e os nossos grupos parceiros”, afirmou George Glauber, diretor de Cultura do IFPB.

Acesse aqui o video sobre o Encontro de EEAD.

*Verônica Rufino