Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Feira criativa é uma das atrações paralelas à Reditec

Feira criativa é uma das atrações paralelas à Reditec

Durante os três dias de evento, artesãos de toda Paraíba estarão expondo seus trabalhos
por publicado: 21/11/2017 17h44 última modificação: 21/11/2017 17h44

Pernambucana de Cabo de Santo Agostinho, Janaina Soares morou, até os dez anos, num barraco de lona, na periferia da cidade. O alcoolismo do seu pai fazia com que comida fosse algo raro na família de cinco integrantes. “A gente ia para a escola justamente para comer a merenda e, quando todo mundo ia embora do colégio, as professoras juntavam os restos e nos davam, pra gente levar pros nossos pais”, descreveu.

As marcas da infância sofrida desaparecem no sorriso da jovem ao apresentar a sua arte. “Aqui tem bonecas, canetas, imãs de geladeira de bisquí, tudo feito por mim!”. Janaina iniciou sua vida como artesã através do projeto Escola Aberta. Aprendeu, inicialmente, pintura em tecido e logo começou a vender aos vizinhos e nas feirinhas realizadas pela Secretaria da Mulher da Prefeitura de João Pessoa.

Hoje, aos 35 anos, Janaina é uma das integrantes do Fórum de Economia Solidária que participa da Feira Criativa, evento que faz parte da Mostra de Extensão e Cultura e reúne parceiros sociais e beneficiários das ações de extensão do IFPB.

Na Feira, estão sendo expostos e comercializados produtos desenvolvidos por artesãos de toda a Paraíba. “É um espaço que além de servir como ponto de comercialização, representa o fortalecimento dos artesãos locais e da economia solidária”, explanou Claudete Oliveira, representante do Fórum de Economia Solidária.

Segundo Josi Batista, uma das organizadoras do evento, além do Fórum, participam da Feira artesãos de Lucena e de Barra de Mamanguape, captados através do Encontro de Extensão e Cultura do IFPB (Enex 2017) e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários, projeto do instituto que assessora empreendedores das áreas de gastronomia, artesanato, agricultura familiar e serviços. “O objetivo principal é mostrar os trabalhos realizados no âmbito da extensão, com foco no empreendedorismo solidário”, complementou.