Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Deputado Luiz Couto aprova emenda para o IFPB

Deputado Luiz Couto aprova emenda para o IFPB

O deputado federal comunicou a liberação de emenda parlamentar em favor do Instituto Federal da Paraíba e falou sobre o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo IFPB
por publicado: 14/11/2017 12h51 última modificação: 14/11/2017 12h51

Importantes eventos movimentaram a Reitoria do IFPB nos dois últimos dias. Ontem, políticos paraibanos prestigiaram a assinatura do edital de licitação da obra do campus Santa Luzia e, na manhã desta terça-feira (14), o Reitor Nicácio Lopes recebeu a visita do Deputado Federal Luiz Couto que comunicou a liberação para o próximo ano de uma emenda parlamentar de sua autoria em favor do IFPB no valor de R$ 700 mil e também convidou o Reitor do IFPB para participar de um evento em defesa da educação pública, que acontecerá no próximo dia 28 na Câmara dos Deputados.

Para o Reitor Nicácio Lopes, a visita dos parlamentares Efraim Morais Filho (DEM) e Luiz Couto (PT) mostra que o Instituto Federal da Paraíba é uma instituição suprapartidária. "Os parlamentares são dois homens de espírito público, que não têm medido esforços para trabalhar em prol de uma educação pública de qualidade para o nosso Estado", afirmou o Reitor Nicácio.

O deputado Luiz Couto disse estar feliz com o trabalho que o Instituto Federal de Educação vem desenvolvendo em seus diversos campi e colocou-se à disposição do IFPB para trabalhar pelo desenvolvimento da educação pública do país. Ele concedeu a seguinte entrevista ao Portal IFPB:

Portal IFPB – Como o senhor vê o trabalho do IFPB pela educação paraibana?

Deputado Luiz Couto – Nós temos acompanhado o trabalho que o Reitor Nicácio Lopes tem feito com sua equipe nos campi do IFPB, que temos visitado e verificado a importância da formação que é dada aos jovens. Hoje há fábricas que estão acompanhando qual a próxima turma que se formará para efetuar a contratação. Isto é muito bom. Outro aspecto importante, que chama a atenção, é que grande parte do pessoal que estuda no IFPB são filhos de trabalhadores, que estão tendo oportunidade de ter um estudo de qualidade e de formação técnica para que possam ter um trabalho e um salário dignos.

Portal IFPB – Que outro aspecto lhe chamou a atenção nas visitas aos campi?

Deputado Luiz Couto - Nós verificamos que o IFPB cuida da alimentação dos estudantes. O Reitor Nicácio conseguiu implementar vários restaurantes. Muita gente sai de casa e não tem o que comer. Vai para o IFPB estudar e tem também uma boa alimentação. Isso é fundamental.

Portal IFPB – O senhor disse que recebeu uma boa notícia do MEC.

Deputado Luiz Couto - Sim. Todos os anos nós colocamos emendas para o Instituto Federal e universidades, pois consideramos a educação muito importante para realizar aquilo que está na nossa constituição: a ação do poder público para assegurar a dignidade do ser humano.  A educação é o elemento que vai mudar este país.  E fui informado que foi aprovada uma emenda para o IFPB no próximo ano no valor de R$ 700 mil, sendo R$ 300 mil para a Reitoria, R$ 200 mil para o Campus Itaporanga e R$ 200 mil para o Campus Cabedelo.  É importante a liberação dessas emendas para trazer qualidade ao trabalho do IFPB .

Portal IFPB – Há também um evento para acontecer na Câmara Federal.

Deputado Luiz Couto – É verdade. Queremos convidar o Reitor Nicácio para um evento que acontecerá no dia 28/11 na Câmara dos Deputados em defesa dos institutos federais e universidades públicas, para que possamos enfrentar a questão da diminuição de recursos para a educação.

Portal IFPB – Apesar dessa crise que o país está vivendo, o IFPB tem mantido suas obras em andamento. Em sua visão, esta crise vai persistir ainda por muito tempo?

Deputado Luiz Couto – Nós esperamos que não. Esperamos que o Brasil retome o caminho do desenvolvimento. É importante cuidarmos para que nós tenhamos recursos não apenas para manter a estrutura que já temos, mas também para ampliar, criar novos cursos, pois a cada dia nós vemos os avanços tecnológicos e também a educação pública ter que responder às demandas que os avanços atuais exigem. Os países que avançaram em termos de tecnologia, educação e ciência são os que cresceram e que hoje têm um nível de vida maior. Por isso é preciso que a educação seja tratada como o elemento fundamental da estrutura do nosso país. Fico muito feliz de estar aqui visitando o Reitor Nicácio e estou à disposição para trabalhar em benefício da educação pública do país.

* Por Filipe Donner e Gustavo Rodrigues