Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Comissões da Reditec deixam legado de parceria para a Rede

Comissões da Reditec deixam legado de parceria para a Rede

Comunicação fez trabalho articulado com servidores de vários Institutos
por publicado: 28/11/2017 15h15 última modificação: 28/11/2017 15h15

Cerca de 40 pessoas do IFPB atuaram na Comissão Organizadora da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) com atividades relacionadas às áreas de cultura, logística, infraestrutura, tecnologia da informação e comunicação. Foram meses de preparação e com uma semana mais do que intensa de trabalho, durante o evento.

O presidente da Comissão Central, Silvio Romero, que assumiu as atividades em março deste ano, destacou a atuação de toda a equipe para a realização do evento. “Nos subdividimos em subcomissões e trabalhamos com afinco para cumprir os prazos e as atividades de todas as áreas. Temos o privilégio de ter um espaço como o Centro de Convenções e um povo muito hospitaleiro. Isso foi decisivo para o sucesso do evento”, comentou.

Responsável pela subcomissão de logística e infraestrutura, o servidor Suelânio Viegas, considerou a experiência muito gratificante. “Dentro da nossa subcomissão, trabalhamos de forma colaborativa e conseguimos entregar todas as tarefas. O feedback tem sido muito positivo, estamos muito satisfeitos”, afirmou.

O evento foi além das expectativas dos participantes. O professor Romaro Silva, representante da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), comentou que a estrutura do evento possibilitou uma grande facilidade para participação de um grande número de programações sem precisar se deslocar para ambientes mais distantes.

“Toda a logística da cidade e do local foram facilitadores no êxito do evento. A programação cultural estava fantástica, a começar pela abertura com a valorização de um ritmo tipicamente Nordestino e de grande valor histórico social para o Brasil”, comentou o gestor do IFAP.

Comunicação fez trabalho articulado de Rede

Com eventos simultâneos internos acontecendo juntamente com a programação da Reunião, o IFPB precisou contar com uma “força tarefa”, reunindo comunicadores da Reitoria e dos campi, docentes, técnicos, estagiários e estudantes monitores. Os campi do IFPB que colaboraram mais de perto foram: João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Guarabira, Catolé do Rocha e Princesa Isabel. Na condução e organização dessa equipe da cobertura dos eventos do IFPB, estava a jornalista da Reitoria, Patrícia Nogueira.

A Comunicação foi uma subcomissão que trabalhou de modo diferenciado, pois, durante o evento, além dos servidores da Reitoria e dos campi do IFPB, pôde contar com profissionais de outros Institutos. Foi um trabalho efetivo de articulação da Rede, com servidores cedidos pela instituição de origem com o objetivo de colaborar para o sucesso do evento.

Os Institutos que colaboraram com profissionais para as matérias jornalísticas do site, da TV, Rádio e as mídias sociais foram: IFPE, IFSP, IFES, IFF, IFAP, IFRR, IFSUL, IFSULDEMINAS, IFRS, IFSC, IFBaiano e IFRN. A jornalista da Reitoria do IFPB, Ana Carolina Abiahy, comemora que o material de cobertura teve boa aceitação dos colegas da Rede, antes e durante o evento, possibilitando que quem não veio pudesse ter o máximo de informação sobre as instituições.

Ana Carolina coordenou a cobertura da Reditec, com a elaboração das pautas e edição das matérias do site. “Considero um desafio vencido. Teve stress, cansaço, mas, acima de tudo dedicação e superação de limites. Quem veio vestiu literalmente a camisa da Reditec e trouxe ensinamentos para o nosso trabalho cotidiano. É um exemplo da força da Rede e da importância da Comunicação para a articulação disso tudo”, declarou Ana Carolina.

Na organização da cobertura online da Rádio, que ainda lançará podcasts com as entrevistas realizadas, estava o diretor de Comunicação do IFPB, Filipe Donner, com auxílio dos quatro estagiários da DGCOM. Donner agradeceu a todos os comunicadores que atenderam ao convite do IFPB colaborando na cobertura da Reditec 2017.

O jornalista Felipe de Angelis comandou as entradas ao vivo na rádio com entrevistas e informações sobre o evento. “Conheci o Filipe Donner no início da rede federal de educação e trabalhamos juntos em várias oportunidades. Quando recebi o convite, aceitei de pronto,” informou Felipe de Angelis.

Já a equipe do Audiovisual ficou sob a coordenação de Mercyo Costa, da TV IFPB. “Foram dias importantes para a Rede, para a gente se conhecer, isso foi muito válido, mostrou  que nossa comunicação tem força e que podemos avançar. Tudo o que aconteceu foi documentado, não deixamos nada de fora, conseguimos entregar 26 vídeos”, comentou Mercyo.

Durante todo o evento, o público acompanhou os repórteres da TV em suas matérias, mas nos bastidores para que tudo acontecesse um monte de gente estava dedicada em atividades como edição e produção: Clébio Melo, Thiago Andrade, Daniel Chaves, Márcio Araújo, João Carlos Beltrão, Petrônio Lins, Regina dos Anjos, Alan Felix, Tiago Quintes e Vinicius Almeida, esses dois últimos do IFF e do IFBaiano, respectivamente.

O programador visual da Reitoria do IFPB, Luzivan Silva, foi o responsável por toda a identidade visual, um dos pontos altos da Reditec 2017, que teve o pico de trabalho meses antes da realização. As mídias sociais da Reditec 2017 tiveram o upgrade durante o evento com a presença da Relações Públicas Etiene Mozart, do IFPE.

Texto: Beatriz Toso (IFES), Gustavo Rodrigues (IFPB) e Sâmia Cardeal (IFAP)

Foto: Jerusa Farias (IFPB)