Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 11 > Casa Contêiner é atração na Mostra de Extensão e Cultura

Casa Contêiner é atração na Mostra de Extensão e Cultura

Ambiente desenvolvido por professor do IFAP alia tecnologia e sustentabilidade
por publicado: 22/11/2017 16h52 última modificação: 22/11/2017 16h52

Um ambiente totalmente sustentável, desenvolvido através do reaproveitamento de contêineres, com água tratada, energia renovável e esgotamento sanitário próprio. A casa onde Pedro Aquino mora, no subúrbio de Macapá (AP), é um dos destaques da Mostra de Extensão e Cultura, que acontece até esta quinta-feira (22), no Centro de Convenções de João Pessoa.

As dificuldades do povo da região amazônica em lidar com o sobe e desce das marés foram inspiração do professor do Instituto Federal do Amapá (IFAP) para construir a residência. “Nossa população possui uma relação muito próxima com as águas. A maioria vive em locais alagados, áreas ribeirinhas e de ressaca, e normalmente não são atendidos pelo poder público”, explicou Pedro.

A estrutura principal da casa sustentável é formada por restos de contêineres, com o teto revestido por caroços de açaí, os quais, de acordo com o professor, são responsáveis pelo isolamento térmico-acústico do ambiente. “Esse revestimento proporciona uma redução de 7 a 8 graus na temperatura interna da casa, o que para uma região quente e úmida como a nossa, é bastante importante”, complementou.

Todo o lixo orgânico é tratado através de um biodecompositor residencial, que produz biofertilizantes e adubo orgânico que são distribuídos para os moradores locais. “A nossa fossa é feita com tambores que recebem os dejetos e, através das bactérias contidas nos estercos de gado, produzem gás e água, que podem ser reutilizados”, disse o professor.

A energia e água também são fornecidas de forma sustentável, através de uma micro estação de tratamento (onde são gerados 70 litros de água para uso geral e 30 para consumo humano) e redes de distribuição através de energia solar e eólica.

Segundo o professor Pedro, o projeto do ambiente sustentável pretende se tornar uma realidade na cidade de Macapá. Ao todo, 34 famílias devem ser beneficiadas com a ‘casa contêiner’. “É uma forma que o Instituto Federal encontrou de aliar a tecnologia sustentável para amenizar o sofrimento da população local”, finalizou Pedro.

A maquete arquitetônica do projeto que está sendo apresentada na Mostra foi produzida por: Aline Souza, Brígida Arnô e Rosângela Sampaio, do IFAP.

*Verônica Rufino