Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 10 > Proexc consolida ações da extensão nas comunidades

Proexc consolida ações da extensão nas comunidades

A equipe reuniu-se com agricultores em Lucena-PB e realizará ações nos municípios de Marcação e Mamanguape
por publicado: 04/10/2017 12h01 última modificação: 04/10/2017 14h58

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, professora Vania Medeiros, acompanhada da Diretora de Atividades de Extensão, professora Eudna Barbosa, e do Diretor de Ensino do Núcleo Avançado do IFPB, no Município de Lucena-PB, professor Cláudio Dibas, participaram, nessa terça-feira (03), à noite, da reunião mensal da Associação dos Agricultores do Assentamento Outeiro de Miranda, no referido Município.

Segundo a professora Vania Medeiros, a iniciativa faz parte das ações educativas visando à consolidação da mudança paradigmática na política de extensão da Instituição. “As comunidades precisam enxergar na educação profissional e tecnológica um recurso de apoio as suas demandas sociais”, assinalou a professora.

COMITÊ DE EXTENSÃO.jpgNa referida reunião, o presidente da Associação do Assentamento, o Sr. Bartolomeu Cosme de Oliveira, destacou o emprenho dos alunos e servidores do IFPB em contribuir para o desenvolvimento tecnológico do assentamento através das interações culturais, durante a realização do ENEX-2017. “Nós tivemos a oportunidade de demonstrar nossas tradições e também aprender com eles, atualizando nosso conhecimento”, enfatizou o agricultor.

Os alunos e servidores do IFPB realizaram cinco Unidades de Vivências, durante o ENEX-2017, na referida comunidade. Para a professora Vania Medeiros, a experiência aproximou os alunos e servidores da instituição da comunidade e dos movimentos sociais; “o que é o cerne da atual política de extensão popular em rede da Proexc/IFPB”, assinalou.

Ainda na mesma reunião, o professor Cláudio Dibas convidou os jovens da comunidade a ingressarem no Curso de Guia de Turismo, que será ministrado no próximo ano. O professor informou que o referido curso formará guias de turismo regional, nacional e para a América Latina, reconhecendo o potencial da comunidade na área do turismo e da preservação da natureza.

A diretora da Proex, professora Eudna Barbosa, disse que os alunos e servidores da instituição estão engajados nos processos de parceria solidária com a referida comunidade. “Concretamente, já existe a intenção do professor Gilcean Alves, do Campus João Pessoa, em dar continuidade a algumas ações na área da preservação ambiental no assentamento”, informou.

Reunião do Comitê de Extensão da Proexc/IFPB

O Comitê de Extensão da Proexc/IFPB estará reunido durante os próximos três dias, para a realização do planejamento das ações de 2018. Segundo a Pró-Reitora Vania Medeiros, o Comitê também discutirá a regulamentação dos empreendimentos sociais, bem como o lançamento de uma política de cultura, baseada no plano institucional de Cultura aprovado pelo Consuper desde 2015.

Com estas ações, a Proexc busca promover a integração dos atores das experiências realizadas nas Unidade de Vivências do ENEX/2017, em Lucena e Cabedelo, a partir da concepção conceitual da extensão popular em rede, visando ao planejamento de 2018.

A reunião, que começa hoje (04), em João Pessoa, terá prosseguimento na próxima quinta e sexta-feira, nos municípios de Marcação e Mamanguape/PB. “Os extensionistas do IFPB terão a oportunidade de vivenciar algumas experiências comunitárias de turismo e meio ambiente nesse período”, explicou a professora Vania.

A expectativa é de que os gestores institucionais e os protagonistas da extensão continuem na busca de demandas sociais e descobertas dos aspectos culturais coerentes com a missão e a função da instituição, contribuindo, também, para a consolidação do paradigma da extensão popular em rede, explicou a Pró-Reitora.

* Por Crisvalter Medeiros, jornalista