Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 10 > Núcleo da Proexc realiza oficinas de inclusão digital e educomunicação

Núcleo da Proexc realiza oficinas de inclusão digital e educomunicação

A ação aconteceu no Campus Cabedelo, para alunos da Escola Estadual Izaura Falcão, de Lucena
por publicado: 11/10/2017 15h17 última modificação: 11/10/2017 15h17

O campus Cabedelo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), vivenciou, nessa terça-feira (10), um intenso programa de intercâmbio educacional e interinstitucional. A direção do Campus acolheu cerca de 50 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Izaura Falcão, de Lucena-PB, para a realização de oficinas de inclusão digital e educomunicação nos seus laboratório de informática.

A ação foi mediada pelo Núcleo de Tecnologia, Educomunicação, Cibercultura e Inclusão Digital (TEC-ID), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (Proexc).

Os alunos, acompanhados de equipe de professores da Escola Izaura Falcão, foram recepcionados pela diretora de ensino, do Campus Cabedelo, professora Paula Renata Cairo do Rêgo, que fez uma ampla explanação sobre a infraestrutura física e acadêmica da Rede de Educação Profissional na Paraíba, enfatizando a qualidade dos cursos e aspectos da gestão institucional. O coordenador do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, Anrafael Barbosa, participou do evento, que aconteceu no Auditório do referido Campus.

A diretora Ana Paula apresentou a pauta dos cursos técnicos (integrado e subsequente) e os superiores, que são ofertados no referido Campus, aos futuros candidatos, conclamando os estudantes a ingressarem na instituição.

Na oportunidade, os docentes do Campus Cabedelo Centro, João Paulo e Marcelo Serrano, também fizeram explanação sobre os processos seletivos dos cursos do referido Campus, para os futuros candidatos.

Oficinas de Educomunicação e Inclusão Digital

A direção do Campus Cabedelo cedeu os laboratórios de Informática I e II para os integrantes do Núcleo TEC-ID realizarem duas oficinas técnicas na área da educomunicação e inclusão Digital. O projeto, remanescente do Enex/2017, está em fase de desenvolvimento na Escola Estadual Izaura Falcão.

O TEC-ID é liderado pela professora da área de informática do Campus João Pessoa, Nadja Nóbrega, que coordenou as oficinas de inclusão digital, com o apoio da professora Valéria Maria, também do referido Campus, caracterizando uma ação de extensão em rede na instituição.

A oficina de Educomunicação foi coordenada pelo jornalista da Proexc, Crisvalter Medeiros, com o apoio dos alunos bolsistas do Curso de Design Gráfico, Daniel Amaral e Emerson Barbosa, do Campus Cabedelo.

Segundo a professora Nadja Nóbrega, as oficinas deram continuidade a um projeto de extensão iniciado durante a realização do último encontro de extensão (Enex/2017), em uma unidade de vivência na Escola Izaura Falcão. “O projeto insere os alunos do ensino médio, do referido educandário, no contexto da cibercultura, despertando a visão crítica sobre as informações disponíveis na internet”, disse a professora.

O trabalho na área da educomunicação, por sua vez, inicia os estudantes de nível médio em um processo de intervenção social a partir das ferramentas da comunicação social, principalmente, a produção de vídeos.

No intervalo entre as oficinas, os alunos do ensino médio da Escola Izaura Falcão fizeram uma apresentação teatral enfatizando problemas sociais da comunidade. A apresentação contou com a participação dos discentes do Campus Cabedelo.

alunos.JPG

Crisvalter Medeiros – jornalista da Proexc