Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 10 > Inclusão social também é foco dos Jogos Intercampi

Inclusão social também é foco dos Jogos Intercampi

Surdo, estudante José Aldemir, do Campus Picuí, participa pela primeira vez do torneio
por publicado: 28/10/2017 13h54 última modificação: 28/10/2017 14h21

Os Jogos Intercampi vêm promovendo interação entre os estudantes dos diversos campi do IFPB. Na etapa Sertão, que acontece até este domingo (29), em Cajazeiras, a inclusão social é um dos destaques. Pela primeira vez, um atleta surdo participa da competição.

José Aldemir Soares é aluno do Campus Picuí e está disputando a modalidade de xadrez. "Este é o segundo torneio que disputo no Instituto. Mas é a primeira vez que participo dos Jogos Intercampi e é um grande desafio", frisou. De acordo com o enxadrista, apesar de ainda ser uma barreira, a comunicação com os demais atletas vem se tornando cada dia melhor. "Aqui já existem alunos que se comunicam comigo, dão bom dia e utilizam a linguagem de sinais na sua forma mais básica. Mas já é um começo".

A professora Ana Cláudia Dias, que acompanha o aluno, enfatiza que o propósito de sua participação não é buscar resultados, mas fazer com que Aldemir se sinta integrado. "É uma oportunidade muito boa para ele se tornar cada vez mais independente, ter maior autonomia e se sentir parte de um grupo espetacular de atletas".

A expectativa do atleta é de que, ao perceberem que é possível participar das modalidades, outros surdos possam se agregar ao esporte. "É um primeiro passo e eu sou o pioneiro. Espero que outros possam se interessar e participar também dessas competições", finalizou.

Esta também é a expectativa do diretor de Educação Física e Esporte, Silvio Romero. Segundo ele, a inclusão faz parte da política educacional do IFPB e deve ser estimulada também pelo esporte. "O esporte também é espaço para a promoção da inclusão. Em Guarabira, um portador de deficiência jogou futsal. Esses casos servem de exemplo de que todos sejam estimulados à prática de atividade física nos seus campi", destacou.

Verônica Rufino - DGCom