Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 10 > Extensionistas interagem com ambientalistas da APA do Rio Mamanguape

Extensionistas interagem com ambientalistas da APA do Rio Mamanguape

A experiência renovou vocações para intervenções na área social através da extensão e da cultura
por publicado: 09/10/2017 10h49 última modificação: 09/10/2017 14h08

Um grupo de extensionistas do IFPB, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), participou de um encontro com ambientalistas, lideranças comunitárias e empreendedores sociais que atuam em projetos na área da preservação ambiental na Barra do Rio Mamanguape, no município de Rio Tinto.

O evento, que aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro, substituiu a realização de uma Unidade de Vivência, que deveria ter sido realizada na referida área, durante o Encontro de Extensão (ENEX-2017). A experiência foi mediada pelos extensionistas do Núcleo Avançado de Lucena, administrado pelo Campus Avançado Cabedelo Centro.

O encontro, que contou com a participação de extensionistas de diversos Campi do IFPB, teve início com uma vivência na Área de Proteção Ambiental (APA-Federal) da Barra do Rio Mamanguape, no município de Rio Tinto-PB, órgão administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), orientada pela analista de sistema da Apa, Thalma Grisi.

Após ouvir as explanações sobre as ações de preservação ambiental realizadas na referida APA, o grupo se deslocou para vivenciar experiências nos projetos de preservação ambiental e desenvolvimento social sustentáveis, que são implementados com o apoio da Fundação Mamíferos Aquáticos e do Coletivo Barra Viva, que apoiam as iniciativas da Apa da Barra do Rio Mamanguape.

Os extensionistas constataram a criatividade da comunidade, que se organizou economicamente através de projetos de produção de renda, com sustentabilidade, explorando solidariamente atividades de comercialização de produtos alimentícios, produção de artesanato, além da implementação do Ecoturismo, considerando a área de preservação ambiental.

Os empreendedores sociais da área contam com o apoio logístico do Coletivo Barra, que orienta as ações de preservação na região da Barra do Rio Mamanguape, e que também mantém articulação educacional com o Núcleo Avançado do Campus Cabedelo Centro e Universidade Federal da Paraíba, Campus IV.

Os extensionistas do IFPB também tiveram a oportunidade de realizar uma trilha interpretativa na área do bioma da Restinga da Barra do Rio Mamanguape, conduzidos pelos guias turísticos do Coletivo Barra. Outra experiência importante foi a visita à aldeia Camurupim, no município de Marcação, através da barra do Rio Mamanguape. Os extensionistas fizeram a travessia da barra com barqueiros que foram capacitados pelo Núcleo Avançado do Campus Cabedelo Centro do IFPB. Todas as iniciativas turísticas contaram com o apoio do servidor do referido Núcleo, André Campos.

Reunião de Avaliação

No último dia da vivência na Barra do Rio Mamanguape, os extensionistas do IFPB participaram de uma reunião com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Vania Medeiros, e a equipe gestora da Proexc, além dos diretores dos Campus Cabedelo Centro e Cabedelo Camboinha, Keitiane Silva e Lício Costa, respectivamente.

Nesta reunião, que aconteceu na Eco Chácara, do Coletivo Barra do Rio Mamanguape, foram elencados os pontos positivos e negativos do último encontro dos extensionistas do IFPB, realizado nos Campi Cabedelo e Cabedelo Centro, no mês de agosto.

Os extensionistas chegaram à conclusão de que o Enex 2017 foi uma proposta desafiadora de mudança de paradigma nas ações de extensão no IFPB, sem possibilidades de retorno ao modelo convencional. Na referida reunião, também se chegou ao consenso de que o método de extensão popular da Rede Rizoma estaria consolidado na Instituição e que, este modelo, tem promovido melhorias na qualidade da produção acadêmica, integrado o ensino, a pesquisa e a extensão.

Crisvalter Medeiros - jornalista da Proexc