Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 10 > Câmara de Extensão debate conflito sobre indissociabilidade em Princesa Isabel

Câmara de Extensão debate conflito sobre indissociabilidade em Princesa Isabel

Representantes da Prefeitura e de movimentos sociais também participaram
por publicado: 30/10/2017 14h25 última modificação: 30/10/2017 14h25

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) dirimiu dúvidas sobre a importância da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na educação profissional

A equipe da Proexc realizou, nessa sexta-feira (27), a 2ª Câmara de Extensão do Campus Princesa Isabel, do IFPB. O evento aconteceu como um fórum social integrado à 4ª Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus.

A câmara de extensão contou com a participação de representantes dos três segmentos do IFPB, de outras instituições do município de Princesa Isabel, dos movimentos sociais urbanos e do campo, além de uma representação religiosa e de profissionais liberais.

A câmara de extensão da Proexc abriu espaço para uma ampla discussão sobre a necessidade do fortalecimento das ações de extensão envolvendo alunos do Campus. Foi apresentada, à câmara de extensão, uma denúncia de que alguns professores estão exigindo o encerramento desta ações alegando prejuízo acadêmico acarretado aos estudantes.

Vania Medeiros.JPGNa reunião, a Pró-reitora da Proexc, professora Vania Medeiros, informou aos participantes que para se ministrar educação superior em qualquer instituição faz-se necessário o cumprimento do artigo 207, da Constituição Federal do Brasil, que impõe o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A professora acrescentou, ainda, que para o ensino integrado os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Média (PCNEM) orientam a prática de uma educação contextualizada, que só pode ser realizada através de ações extensionistas. Na reunião, foi encaminhada a elaboração de um documento público, expondo a questão ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/IFPB).

Durante o evento, o aluno Laércio Rodrigues Carvalho, dos cursos de Edificações e Gestão Ambiental, do Campus de Princesa Isabel, fez um pronunciamento em defesa das ações extensionistas. Ele enfatizou que “sempre aprendeu mais com as ações fora da sala de aula”.

O Secretário de Ação Social do município, Ednacharles Serafim, destacou a importância das parcerias realizadas com o IFPB, através do Campus Princesa Isabel, a exemplo do projeto “Criança Feliz”. O secretário disse que espera intensificar essa relação a partir do próximo ano.

O representante dos agricultores do município, Sr. João Nicácio, assinalou que “os estudantes da zona rural estão encontrando muitas dificuldades para se deslocarem até a escola, por falta de transporte. Ele alertou, ainda, para a importância de se estudar o problema da falta de recursos hídricos, na região, “para não ter que enfrentar problemas mais graves no futuro”, assinalou.

A representante da organização não-governamental Centro de Capacitação Agroecológico (CCA), que atua na região do semiárido paraibano, a religiosa Irmã Terezinha, defendeu a importância do fortalecimento da educação contextualizada, que tem na extensão um dos seus pilares de sustentação.

O diretor de cultura da Proexc, professor George Glauber, que participou, pela primeira vez, da câmara de extensão, na condição de gestor, defendeu a necessidade de se realizar mais ações na área da cultura para fortalecer a formação integral para a cidadania.

A Pró-Reitora Vania Medeiros concluiu os trabalhos da câmara de extensão estimulando os servidores extensionistas a lutarem pelo fortalecimento desta área acadêmica no IFPB, evitando retrocessos acadêmicos.

Encaminhamentos Professor Joselito.JPG

A câmara aprovou os seguintes encaminhamentos: planejar estratégias de fortalecimento das relações entre as políticas de educação profissional e os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Princesa Isabel; formação de um grupo de trabalho para estudar um programa interinstitucional com a Secretaria de Ação Social do Município, com o objetivo de elaborar um programa de acesso ao Campus; criação de um espaço de intercâmbio cultural de experiências acadêmicas entre os discentes extensionistas e os demais, articulado pelos estudantes; formação de mais um grupo de trabalho para elaborar o planejamento das ações de extensão para 2018, com a participação comunitária; posição da câmara em defesa das políticas de extensão, de forma indissociável, para fortalecer a busca de soluções para o problema da água e a consolidação dos processos de educação contextualizada.

O professor Joselito Nóbrega, Diretor do Campus Princesa Isabel, fez o encerramento da 4ª Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia, que sediou a Câmara de Extensão da Proexc, agradecendo a participação de todos.

Crisvalter Medeiros – jornalista da Proexc