Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Reitor recebe extensionistas e realiza avaliação sobre o Enex

Reitor recebe extensionistas e realiza avaliação sobre o Enex

Balanço do evento foi positivo
publicado: 14/09/2017 14h03 última modificação: 14/09/2017 14h41

Foi realizada nesta quinta-feira (14) uma reunião de avaliação entre o Reitor do IFPB Nicácio Lopes e a equipe responsável pelo Encontro de Extensão (Enex), realizado nos dias 23 a 25 de agosto, em Cabedelo e Lucena.

Planejado e executado a partir de uma metodologia inovadora, através de unidades de vivências nas comunidades envolvidas, o evento quebrou com o paradigma de extensão restrita aos muros da instituição e levou a troca de experiências diretamente para a comunidade. O evento agregou comunidades indígenas, assentados, marisqueiras, pescadores dentre outras.

A ruptura de paradigma foi ressaltada pelo Reitor Nicácio  em seu discurso de reconhecimento e agradecimento. “O objetivo foi abrir a instituição para a comunidade fazendo com que de fato ela se aproprie do nosso patrimônio público”, comentou Nicácio. O reitor reforçou a ideia de que estabelecer unidades de vivências foi uma experiência nova e desafiadora e merece ser espalhada por toda a rede. “O grande feito desse evento foi estabelecer na prática a ruptura com o paradigma conservador que não oferece condições para que a comunidade se aproprie da instituição. Acredito que o Enex cumpriu muito bem seu papel”, disse Nicácio.

Durante a reunião, todos os presentes fizeram uso da palavra e contaram como foi a experiência em participar do encontro e o que mudou na sua trajetória pessoal e profissional.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Vania Medeiros, fez um depoimento emocionado de todo o planejamento e execução do evento, expondo os pontos fortes e as fragilidades. Vania enfatizou que o Enex contribui para a consolidação da política de extensão do instituto a partir de um processo de construção conjunta com a comunidade. O resultado foi o protagonismo da social diante das práticas extensionistas. “Tomamos a decisão de fazer um evento, tomando a comunidade como parceira para que ela descobrisse e assumisse o seu papel. O processo foi um grande desafio, inovador e rompeu com paradigmas, causando algumas angustias e depois satisfação”, apontou a pró-reitora.

O Enex é realizado a cada dois anos e já faz parte do calendário de eventos do Instituto. Durante a reunião, o reitor garantiu a sua continuidade e estabeleceu que será agendado um momento de entrega de certificados aos parceiros participantes.

Confira fotos da reunião na página IFPB Oficial no Facebook.