Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Rebrast é o novo periódico científico do IFPB

Rebrast é o novo periódico científico do IFPB

Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho surgiu no Campus Patos
por Ana Carolina publicado: 21/09/2017 18h26 última modificação: 21/09/2017 19h16

O IFPB acaba de lançar mais uma revista acadêmica. A Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho (Rebrast) surgiu no Campus Patos e já está disponível para leitura online no Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Acesse aqui a Rebrast.

A Pró-Reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Francilda Araújo Inácio, vibrou com o lançamento de mais um periódico acadêmico: “É mais um presente para o IFPB no seu aniversário de 108 anos. Esse já é o nosso sexto periódico científico”, destacou a professora Francilda.

A Rebrast pretende ter periodicidade semestral e em sua primeira edição traz artigos de pesquisadores do próprio Campus Patos, do Instituto Federal de Minas Gerais e da Universidade Estadual do Amazonas. A equipe editorial é coordenada pela docente do IFPB Patos, Hanne Bakke, da unidade de Segurança no Trabalho.

“Este é um momento de celebração para o IFPB Campus Patos! A Rebrast é fruto de um esforço dos professores que compõem o corpo editorial, juntamente com a PRPIPG. Nós, membros do Corpo Editorial, temos a perspectiva de crescimento para a divulgação das pesquisas realizadas na área”, declarou a professora Hanne.

O lançamento simbólico da Revista está programado para a noite dessa quinta, durante a Semana de Inclusão, Ciência e Tecnologia que está ocorrendo no campus Patos. O periódico está sendo organizado há mais de um ano.

A Revista surgiu da experiência acumulada com a área de Segurança no Trabalho. No Campus Patos do IFPB, o curso é ofertado no ensino superior, no integrado ao Ensino Médio, no técnico subsequente (via Educação à Distância) e frutificou ainda na Especialização em Higiene Ocupacional.

Segundo o diretor da Editora IFPB, Carlos Danilo Régis, a Rebrast deve ficar disponível em versão eletrônica. Por enquanto, apenas a Revista Principia, que foi o primeiro periódico científico da instituição, tem edições impressas.

O IFPB tem ainda os seguintes periódicos: Revista de Agroecologia no Semiárido; Regor - Gestão e Organizações; Rede Rizoma: ação reflexão e Práxis: saberes da extensão. Todas estão disponíveis no Portal de Periódicos e têm submissão online.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB