Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > "IFPB sem Papel" é lançado oficialmente pela Reitoria

"IFPB sem Papel" é lançado oficialmente pela Reitoria

Primeiro processo gerado online entrou em tramitação via Suap nessa sexta
por Ana Carolina publicado: 29/09/2017 18h25 última modificação: 29/09/2017 19h22

Uma mudança conceitual nos procedimentos administrativos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) é o que se verá a partir dessa sexta-feira, 29 de setembro. Foi lançado oficialmente, na Reitoria, o módulo de processo eletrônico no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), dando início ao Projeto IFPB sem Papel, idealizado como parte do Planejamento Estratégico Decenal (Planede). A ferramenta foi apresentada, nessa tarde, pelo diretor geral de Tecnologia da Informação do IFPB, Pablo Andrey Arruda, ao reitor Nicácio Lopes, que deu início ao uso gerando o primeiro documento no módulo: o ofício 426/2017.

Membros da comissão responsável pela implantação do serviço estiveram presentes e ressaltaram as benesses da adoção do sistema online para tramitação de processos. A comissão foi formada com docentes e técnicos da DTI e DGEP e incluiu arquivistas e servidores dos campi que lidam com a tramitação de processos para encontrar as soluções para essa migração.

“É um divisor de águas na instituição. No âmbito da administração pública, o que a gente busca é eficiência nos processos de gestão, economia de recursos e celeridade. Isso vale para todos os cidadãos que pagam impostos. E esse momento representa tudo isso”, comentou o reitor. Nicácio comentou que a migração dos processos físicos para o mundo virtual vai auxiliar nas condições de trabalho dos servidores e reduzir gastos com deslocamento.

Para o diretor de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo Filho, a mudança vai possibilitar a todos um acompanhamento mais de perto dos processos. “Considero esse um dos marcos mais importantes da gestão que desde o início esteve preocupada em modernizar o serviço. Vai dar celeridade e segurança”.

O coordenador de Sistemas da DGTI, Fábio de Albuquerque, ressaltou o caráter positivo de redução no tempo de atendimento das demandas do cidadão e ainda de eliminar o papel, promovendo a economia de recursos públicos e auxiliando na sustentabilidade do país.

pablo.jpgPablo Andrey explicou que, por enquanto, apenas o gabinete da Reitoria está com acesso, e os demais setores serão incluídos aos poucos. Ele informou que na próxima semana já será feito um calendário para o treinamento dos setores, incluindo campi, para que todos possam compreender a ferramenta digital.

O arquivista José Canuto Jr disse que há muito tempo essa mudança é aguardada na instituição. O membro da comissão ressaltou que o sucesso do novo procedimento depende da colaboração de todos para dar certo já que é um impacto nos hábitos diários.

Segundo o coordenador de Inovação de TI, Ivan Soares Junior, a equipe do IFPB não teve tantos problemas para efetivar o serviço e adaptar os códigos porque já promove a evolução do Suap criando vários módulos. Desde março, a comissão vem trabalhando para atender ao direcionamento nacional. Em 2015, o Governo Federal preconizou a adoção do processo eletrônico no país.

O servidor da DGEP, Joaldo Barbosa, que chegou a estudar o processo eletrônico em sua Especialização, ressaltou o avanço que as novas práticas trarão para o Instituto. “É uma quebra de paradigmas dentro do serviço público, principalmente para quem trabalha diretamente com isso. A possibilidade de poder enviar documentos para outros órgãos com um clique é formidável”.

O professor Rodrigo Pinheiro Marques destacou a evolução que o IFPB vem promovendo dentro do Suap, sistema criado inicialmente no IFRN. “O módulo de protocolo eletrônico compartilhado de modo gratuito pelo IFRN é fundamental. Mas, o IFPB tem se tornado referência na Rede Federal, pelos novos módulos criados que vêm ganhando o Brasil”, frisou.

comissão.jpg

Ana Carolina Abiahy – jornalista da Reitoria