Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > IFPB é credenciado como polo da Embrapii

IFPB é credenciado como polo da Embrapii

Anúncio oficial aconteceu na manhã desta quarta-feira (06) em Brasília
por Patrícia Nogueira publicado: 06/09/2017 11h00 última modificação: 15/09/2017 10h34

O IFPB acaba de ser contemplado com um polo de inovação direcionado aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, recebeu o resultado da chamada pública nesta quarta-feira (05) em Brasília, durante solenidade com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho; Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab; presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Pedro Wongtschowski.

A notícia foi recebida com entusiasmo pela Reitoria e pela equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRPIPG). Para o Reitor, Nicácio Lopes, esse resultado reflete o engajamento do IFPB diante das políticas de inovação tecnológica. “Considero essa conquista como uma das mais relevantes de toda a história do IFPB. Desde que assumimos a gestão, começamos a desenvolver uma série de ações que colocam a inovação num patamar de destaque, assim como a pesquisa e a pós-graduação. Com um polo de inovação da Embrapii colocaremos a inteligência do Instituto a serviço do desenvolvimento do país, além de aproximarmos cada vez mais nossa instituição do mundo do trabalho”, assinala Nicácio.

O coordenador de Transferência de Tecnologia da PRPIPG, Mateus Lima, esteve a frente do processo de submissão do projeto e destaca: “Fomos avaliados tanto com relação ao histórico de projetos, como com relação ao potencial atual de captação de novos projetos e excelência na gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A conquista deste pleito é, portanto, um reconhecimento de tudo o que vem sendo feito pela instituição até hoje.”

O polo de inovação será na área de sistemas de manufaturas. “Para os Polos de Inovação especificamente, a Embrapii atua na construção de um ciclo virtuoso de capacitação dos estudantes nas tecnologias adotadas na indústria para posterior inserção dos mesmos tanto na execução de projetos de desenvolvimento, como no mercado de trabalho diretamente”, explica Mateus.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Francilda Araújo, o credenciamento do IFPB é fruto de muito empenho: “O corpo Gestor do IFPB e todos os seus colaboradores alegram-se muitíssimo com mais essa conquista. Ela foi fruto de muito empenho e vem a coroar a ação dessa Pró-reitoria em todos os pilares a que se propõe: Pesquisa - Inovação e Pós-graduação. Notadamente, neste caso, na sua vertente de Inovação, representada por sua Diretoria de Inovação tecnológica (DIT), capitaneada pelo professor Maxwell Anderson Ielpo”.

Francilda pontua ainda que a inovação tem sido fomentada no Instituto através de projetos junto a empresas, editais internos de inovação e apoio a Startups: “São alguns caminhos que temos atuado e continuaremos a apoiar. Tenho certeza que construiremos assim um IFPB cada vez melhor e cumpriremos nosso papel junto à sociedade, sempre norteados pelos preceitos de uma gestão pública transparente e coerente. O IFPB agora é Polo de Inovação. É Polo Embrapii!”, comemorou a Pró-reitora.

Confira o vídeo institucional.

*Patrícia Nogueira – jornalista