Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Homenagens, reencontros e música marcam o aniversário do IFPB

Noticia

Homenagens, reencontros e música marcam o aniversário do IFPB

Solenidade emociona os presentes na celebração dos 108 anos
por Ana Carolina publicado: 24/09/2017 12h38 última modificação: 27/09/2017 11h28

São 108 anos de conquistas na história da educação profissional na Paraíba. Para celebrar esse feito, a Reitoria do Instituto Federal da Paraíba realizou uma celebração reunindo sua comunidade acadêmica e parceiros nessa sexta, 22 de setembro.

O encontro começou com uma solenidade no Auditório da Casa Coriolano de Medeiros. Os convidados foram recebidos com música executada ao teclado pelo docente do Campus João Pessoa, Alessandro Dantas. Ele também acompanhou a cantora lírica Ana Gouveia que brindou os convidados com sua interpretação do Hino Nacional. Foi exibido ainda um vídeo da TV IFPB feito em parceria com o Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional da instituição. A TV IFPB fez a transmissão ao vivo da solenidade, bem como a Rádio IFPB.

A mesa de honra, presidida pelo reitor Nicácio Lopes, foi formada pelo secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, que é docente e ex-aluno do IFPB, representando o Governo do Estado. O representante da Prefeitura de João Pessoa foi o secretário municipal, Hildevânio Macedo, egresso da instituição. Representando as várias entidades parceiras, compôs a mesa o membro da Academia Paraibana de Letras (APL), Damião Ramos Cavalcanti, e como representante da magistratura, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba, Marcelo Maia.

O magistrado Marcelo Maia foi o primeiro a receber das mãos do reitor o Título de Mérito Educacional, na condição de representante do presidente do TRT/PB, Eduardo Sérgio de Almeida. O título também foi concedido ao diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Tecnológica, Romero Portela Raposo Filho, que não pôde comparecer.

alessio.jpgNa ocasião do aniversário, o IFPB entrega o Troféu comemorativo dos 108 anos a parceiros pelo excelente trabalho desenvolvido. Foram agraciados, o presidente da APL, Damião Ramos; o secretário estadual Aléssio Trindade; o Diretor Executivo da Coteminas, empresa destaque na absorção de egressos do IFPB, Magno César Rossi (ex-aluno do Cefet/MG e vice-presidente da FIEP); o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Jair Carneiro de Barros (ex-aluno da instituição) e representando toda a imprensa paraibana, o jornalista, escritor e membro da APL, Gonzaga Rodrigues.

Egressos de destaque também foram homenageados: o primeiro presidente do Grêmio Estudantil da Escola Técnica da Paraíba, hoje Juiz na Bahia, Vanderley Andrade de Lacerda; o Chefe da Seção Técnica do Corpo de Bombeiros, Cel José Carlos de Sousa Nobrega, representado pelo tenente-coronel dos Bombeiros, Joelson Macena; o Presidente da Academia Paraibana de Ciência e Administração, Mário Tourinho.

Em seguida, a homenagem foi direcionada aos discentes. Os estudantes de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, Júlio Cezar Coelho Barbosa Torquato, Rychard Nunes Guedes e Adjamilton Medeiros Júnior, da equipe do Projeto Bubu Digital, premiado internacionalmente, receberam o troféu 108 anos. Membros do DCE e do Grêmio acompanhavam a solenidade.

Os servidores foram homenageados mediante o professor do Campus JP, Alfredo Gomes Neto; os técnicos administrativos Carlos de Lima Vidal, coordenador do Protocolo da Reitoria, e José de Arimatéia Tavares, coordenador de Controle Acadêmico do Campus Cajazeiras. Os aposentados foram homenageados com a entrega do troféu para os docentes Maria de Fátima Lins (Educação Física); Maria Margaret Carvalho (Artes); Maria Jesuína Cordeiro e Guilherme Marconi Gomes de Brito, ambos ainda em atividade, e o engenheiro Gilvan Porto, representado pelo filho Joberto Porto.

jesuina.jpgApós ser aplaudida de pé, Jesuína fez um discurso de agradecimento em nome da comunidade do IFPB que foi agraciada com as comendas e disse se sentir honrada em representar uma instituição comprometida com a qualidade do serviço público. “Quero dividir o troféu com todos aqueles que se dedicam a servir ao IFPB e acompanhar os sonhos dos jovens que passam pela instituição. Encontrei aqui uma família que me acompanha sempre. O Instituto não sai da minha vida e eu não saio do Instituto. Minha aposentadoria é uma utopia”, finalizou sendo extremamente aplaudida pela plateia.

O jornalista Gonzaga Rodrigues foi o escolhido para discursar em nome dos parceiros homenageados. Ele disse se sentir contagiado com a recepção espontânea que os servidores homenageados tiveram entre seus pares, o que comprovava o respaldo interno dos nomes escolhidos. Segundo Gonzaga, o IFPB só tem melhorado a qualidade de seu serviço ao longo das gerações, desenvolvendo uma visão de escola pública que honra os precedentes. Ele lembrou nomes de vulto da imprensa como Nathanael Alves e membros da instituição como Angela Bezerra de Castro e Itapuan Botto Targino.

O discurso do reitor Nicácio Lopes encerrou a sessão de homenagens. O professor nomeou cada um dos pró-reitores do IFPB e os diretores gerais das 21 unidades que a instituição tem espalhadas pelo Estado. “Desde a sua origem, a instituição fez uma opção pelos mais humildes, quando iniciou suas atividades recebendo filhos de ex-escravos”, relembrou.

Segundo ele, essa perspectiva de desenvolvimento social dos estudantes é o que deve estar no horizonte de cada servidor. Nicácio destacou que o IFPB construiu sua identidade harmonizando o tecnicismo e o humanismo e nomeou os ex-diretores que auxiliaram a formar a instituição ao longo das décadas. aniversario 108.jpg

Realizações mais recentes do IFPB é o conceito máximo atingido em cursos superiores, o crescimento da oferta na pós-graduação e a criação de um Polo de Inovação da Embrapii foram lembradas pelo gestor. O professor Nicácio ressaltou ainda o aumento de programas de pesquisa e de periódicos científicos e a expansão de atividades de extensão. “Temos o compromisso de despertar nos estudantes a perspectiva crítica, analítica, porque são eles que vão salvar esse país que está sangrando”, aponto o reitor.

Confira fotos no álbum do Facebook na página IFPB Oficial

Texto: Ana Carolina Abiahy / jornalista da Reitoria

Fotos: Luzivan Silva  / programador visual da Reitoria