Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Equipe da Proexc/IFPB reforça ações interinstitucionais no município de Lucena-PB

As ações comprovam a eficiência da política de extensão adotada na Instituição
por publicado: 28/09/2017 09h08 última modificação: 28/09/2017 13h49

A equipe técnica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB) realizou, nessa quarta-feira (27), um intenso trabalho de relacionamento interinstitucional com as gestões da Prefeitura Municipal de Lucena-PB, com o objetivo de consolidar as parcerias educacionais encetadas durante o Encontro de Extensão (ENEX-2017). A diretora administrativa do Campus Cabedelo Centro, Andreza Paiva, acompanhou o grupo.

Pela manhã, a equipe reuniu-se, na Secretaria de Educação do Município, com o Prefeito Marcelo Sales de Mendonça, e os Secretários de Defesa Social e Habitação, Ana Maria Sales; Educação, Maria José da Conceição, e Infraestrutura, Sandro Toscano, além dos diretores das escolas municipais, que sediaram Unidades de Vivências no ENEX-2017.

Na referida reunião, o prefeito Marcelo Sales e seus assessores reconheceram a importância da relação educacional com o IFPB, através da extensão, para as implementações educacionais e culturais no município de Lucena.

A Pró-Reitora de Extensão, professora Vania Medeiros, estimulou os gestores e educadores a fazerem críticas ao evento, com o objetivo de aprimorar as ações nos próximos encontros. Foram elencadas várias dificuldades, a exemplo de atrasos, falta de transporte e, principalmente, a resistência de alguns professores ao modelo alternativo adotado no evento.

Segundo a professora Vania Medeiros, todas as dificuldades foram consequências das mudanças adotadas como experiências inovadoras no Enex/2017, “que foi uma verdadeira quebra de paradigma acadêmico, com o objetivo de desburocratizar a extensão e aproximar a instituição de educação profissional do povo, através da extensão popular e em rede”, enfatizou ela.

A equipe da Proexc também reuniu-se com a Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, do referido município, Socorro Leite, que exaltou a realização da parceria, e convocou a equipe para outras iniciativas, começando com a participação no evento Arte na Praça, que está em fase de articulação.

Outro encontro de destaque foi com os movimentos sociais do município de Lucena. Participaram da reunião, representantes do Instituto Mar de Esperança, Associação Mãos que se Ajudam, Cocada na Kenga, e um grupo de artesãos. No referido encontro, foram discutidas futuras parcerias.

Nos contatos realizados na manhã de ontem, com educadores do município de Lucena, já ficou acertado a continuação das ações na Escola Luiz de Souza Falcão, com ações na área de saúde; prosseguimento da iniciativa na área de educação em ciências na escola Otto Illi, além de outras atividades que estão em fase de planejamento.

No período da tarde, a equipe reuniu-se com os dirigentes da Ong Apôitcha, que também acolheu uma Unidade de Vivência. Os extensionistas tiveram a oportunidade de verificar os cuidados que estão sendo dispensados à horta iniciada durante o Enex, sendo convidados para outras iniciativas na área educativa.

A professora Vania Medeiros afirmou, ao final das reuniões, que tem a convicção de que a política de extensão do IFPB, na atual gestão, está no caminho certo, sendo totalmente identificada com o projeto educacional dos Institutos Federais.

Participaram das reuniões, as diretoras da Proexc: Maiara Melo, Extensão Tecnológica; Eudna Barbosa, Atividades de Extensão;  Josi Batista, coordenadora de Registros das Atividades de Extensão; e o diretor de Cultura, George Glauber.

Crisvalter Medeiros, jornalista